O auditório da Biblioteca Municipal de Valpaços acolheu mais uma entrega de Kits de Maternidade. No passado dia 3 de novembro, mais 17 grávidas do concelho receberam “miminhos” que ajudam na chegada do recém-nascido.

O Kit de Apoio à Maternidade foi implementado no início do ano 2016 e, com o apoio das farmácias e estabelecimentos comerciais locais, bem como o Centro de Saúde de Valpaços, reúne bens de primeira necessidade para os recém-nascidos e mamãs.

“Esta medida social representa, em primeiro lugar, uma ajuda simbólica, um mimo, para as famílias valpacenses que decidem ter filhos. Queremos estar perto das pessoas, das famílias do nosso concelho e apoiá-las na medida do possível”, começou por dizer o presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, agradecendo o apoio dos parceiros da iniciativa, Centro de Saúde, farmácias e espaços comerciais locais.

O edil lembrou o óptimo ano de 2016 em relação ao número de nascimentos, que chegou quase a uma centena. Este ano nasceram até ao momento 51 bebés no concelho valpacense, ainda que existam muitas grávidas que terão os seus filhos já em inícios de 2018.

Apesar da descida, Amílcar Almeida congratula-se com os dados registados, lembrando que “não há crescimento sem nascimentos” e que a estratégia de desenvolvimento do concelho desde que tomou posse tem tido sempre em conta melhores condições de vida para os munícipes.

Entre outras acções, Amílcar Almeida lembrou a rede de transportes escolares concelhia, abrangendo todos os alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino publico, repartidos pelos ensinos Pré-Escolar, Básico e Secundário, bem como comparticipações nas refeições escolares. Referiu, ainda, os equipamentos de qualidade com as mais recentes tecnologias e conforto, como são o caso dos equipamentos desportivos, biblioteca municipal, os centros escolares, Loja Ponto Já, entre outros.

A Câmara Municipal de Valpaços dispõe, ainda, de preços atractivos para que os mais novos possam frequentar a Escola Municipal de Natação, por exemplo, tendo também ao dispor na Biblioteca Municipal actividades para os pequeninos do pré-escolar e 1.º Ciclo, como a Hora do Conto e Teatro de Sombras.

Já no anterior mandato foram, ainda, renovados os parques infantis da cidade e inaugurado o Parque da Formiga, no Largo da Feira, que se tornou num ponto de encontro para as crianças.

Redação/CM Valpaços

Share.

Comentarios fechados.