As Festas do concelho em Honra de Nossa Senhora da Saúde começam na última semana de agosto e prolongam-se até ao primeiro fim-de-semana de setembro, com várias atividades e espetáculos diversificados. Uma grande romaria que encerra mais uma época de verão em Valpaços.

 

Trata-se de uma iniciativa secular com um programa diversificado, de forte raiz popular, nomeadamente com acuações várias, de grupos musicais, ranchos folclóricos e bandas de música.
As ruas iluminam-se, as roulottes com farturas perfilam-se, divertimentos e muita música em vários pontos da cidade. O programa da romaria em Honra de Nossa Senhora da Saúde, em Valpaços, tem início já este fim-de-semana, de 26 e 27 de agosto, com provas desportivas.
Os espetáculos de rua são a nota dominante, na edição das festas de 2017, e começam logo na segunda-feira, dia 28, na Rotunda do Tanque Novo com os AmigosVitó. Na terça-feira, 29 de agosto, a Rua Heróis do Ultramar recebe o Festival de Tunas.
Como é tradição, tem lugar a procissão de velas, quarta-feira, dia 30 de agosto, com a imagem de Nossa Senhora da Saúde desde o Santuário em sua homenagem até à Igreja Matriz. Segue-se o concerto pela Banda Municipal de Valpaços, em pleno Jardim Público.
Quinta-feira, 31 de agosto, é a vez da atuação de Ana Moura, uma artista com enorme reconhecimento por parte do público, no Largo da Feira.
Na sexta-feira, dia 1 de setembro, o artista que sobe ao palco dispensa apresentações. Tony Carreira encherá o Largo da Feira, seguindo-se o Grupo Amor Electro.
No sábado, 2 de setembro, ponto alto da romaria, dia em que a vertente religiosa das Festas da Nossa Senhora da Saúde tem maior destaque, o programa inclui, depois da parte da manhã reservada para as bandas filarmónicas do concelho, o 62.º Circuito Motorizado de Valpaços, pelas 14h00. Pelas 16h30 horas, tem lugar a procissão, que percorrerá as principais artérias da cidade, desde a Igreja Matriz até ao Santuário, seguida da eucaristia.
À noite, em pleno Santuário, tem lugar o arraial com grupos e bandas filarmónicas do concelho. Findo o concerto dá-se início à grandiosa descarga de fogo-de-artifício, seguindo-se a atuação de mais um grupo musical para animar a noite.
No domingo, dia 3, decorre a Prova de Motocross, na Pista do Cabeço, a contar para o Campeonato Nacional, e também o Circuito Nossa Senhora da Saúde em Ciclismo de Estrada.
À noite atua ainda no Santuário outro grupo musical e o programa da edição 2017 das festas da cidade de Valpaços termina com o fogo-de-artifício previsto para a uma da manhã.

 

 

Share.

Comentarios fechados.