As Festas do Concelho 2017 foram participadas por milhares de pessoas, entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, por toda a cidade de Valpaços. A romaria em Honra de Nossa Senhora da Saúde superou todas as expectativas, pela adesão do público, facto com o qual o executivo municipal se congratula.

Ana Moura, Amor Electro e Tony Carreira foram os nomes mais conhecidos de um cartaz que incluiu outras atividades culturais, desportivas e religiosas.
Este ano era esperada a presença de ainda mais público, dada a aposta em nomes de enorme reconhecimento e, apesar da chuva ameaçar alguns espetáculos, o público aderiu em massa.
As Festas do Concelho 2017 tiveram início no fim de semana de 26 e 27 de agosto com o Torneio de Tiro aos Pratos, mas a música começou na segunda-feira, dia 28, na Rotunda do Tanque Novo com os AmigosVitó. Na terça-feira, 29 de agosto, a Rua Heróis do ultramar recebeu o Festival de Tunas.
Como é tradição, teve lugar a procissão de velas, na quarta-feira, dia 30, com a imagem de Nossa Senhora da Saúde a ser levada desde o Santuário em sua homenagem até à Igreja Matriz. Seguiu-se o concerto pela Banda Municipal de Valpaços, em pleno Jardim Público.
Quinta-feira, dia 31, foi a vez da atuação de Ana Moura, considerada a fadista mais bem-sucedida e premiada do século XXI, sendo uma das recordistas de vendas de discos em Portugal. Seguiu-se o Grupo da “casa” Kubi2krew, que apresentou uma forte interação entre a animação e a música que interpretam.
Na sexta-feira, dia 1 de setembro, o artista que subiu ao palco dispensa apresentações. Tony Carreira encheu o Largo da Feira, dando depois lugar ao Grupo Amor Electro. O público pulou, aplaudiu e cantou com a vocalista Mariza Liz ao som dos temas mais conhecidos do grupo, passados em revista naquele concerto.


No sábado, dia 2, ponto alto da romaria, dia em que a vertente religiosa das Festas da Nossa Senhora da Saúde tem maior destaque, o programa incluiu, depois da parte da manhã reservada para as bandas filarmónicas do concelho, o 62.º Circuito Motorizado de Valpaços, que atraiu milhares de pessoas de todas as idades às bermas da estrada. Posteriormente teve lugar a procissão, que percorreu as principais artérias da cidade, desde a Igreja Matriz até ao Santuário, seguida da eucaristia.
À noite, em pleno Santuário, teve lugar o arraial com as bandas filarmónicas do concelho e a atuação de Victor Rodrigues. Findo o concerto deu-se início à grandiosa descarga de fogo-de-artifício, seguindo-se a atuação de mais um grupo musical para animar a noite.
No domingo, dia 3, decorreu a Prova de Motocross, na Pista do Cabeço, a contar para o Campeonato Nacional, e também o Circuito Nossa Senhora da Saúde em Ciclismo de Estrada.
À noite atuou, ainda, no Santuário outro grupo musical e o programa da edição 2017 das Festas do Concelho de Valpaços terminou com o fogo-de-artifício.
A Câmara de Valpaços “agradece a todos os grupos, músicos e entidades, envolvidas na organização do evento, bem como às milhares de pessoas que participaram nas atividades e que conferiram espetacularidade às Festas do Concelho de Valpaços 2017”.

Share.

Deixe Comentário