Diário Atual

No passado dia 15 de abril, o salão nobre da Câmara de Valpaços foi palco da cerimónia de entrega das bolsas de estudo a alunos do ensino superior, presidida pelo presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida.

“A educação e formação dos jovens valpacenses são fatores essenciais para o desenvolvimento económico e social do concelho”, na ótica de Amílcar Almeida.
Neste sentido, atendendo à conjuntura socioeconómica e consciente do seu papel social, o executivo municipal, assim que tomou posse, decidiu duplicar o número de bolsas de estudo atribuídas aos alunos mais carenciados do concelho inscritos no ensino superior. Quarenta alunos de todo o concelho passaram a receber a bolsa de estudo e as respeitantes ao ano letivo 2016/2017 foram entregues no passado dia 15 de abril, perante todo o executivo municipal, presidentes de juntas de freguesia, alunos e familiares.

Amílcar Almeida, acompanhado do presidente da Assembleia Municipal, Francisco Tavares, deu uma palavra de incentivo aos alunos. “Com a concessão deste incentivo, a autarquia pretende dar continuidade à formação superior dos jovens que possam contribuir, no futuro, com o seu trabalho e dedicação para o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho”, frisou.
“Na verdade, este desenvolvimento nunca será possível sem valpacenses preparados para enfrentar os desafios e as exigências, cada vez maiores, do mundo atual”, acrescentou.

Em nome destes princípios, a Câmara de Valpaços assume como constituindo sua obrigação estimular e motivar os jovens para estudar, contribuir para a construção individual dos seus percursos formativos, ajudar à sua formação qualificada e financeiramente apoiar todos aqueles que, não obstante as suas capacidades, são economicamente desfavorecidos.

Recorde-se que além do aumento no número de bolsas a atribuir, o novo regulamento municipal estabeleceu os princípios gerais de atribuição das bolsas de estudo, o processo de candidatura, a seleção dos candidatos, os deveres e direitos dos bolseiros, bem como o valor, que também aumentou de 300€ para 500€, e a forma de pagamento das bolsas concedidas.

Share.

Deixe Comentário