Diário Atual

No pretérito domingo, 8 de janeiro, pelas 14 horas, foi apresentado ao público Carrazedo de Montenegro: capital da montanha e da castanha, edição da Câmara Municipal de Valpaços. Trata-se do mais recente trabalho monográfico de Jorge Alves Ferreira e segue-se a outros sobre Póvoa de Agrações, Santa Leocádia e São João de Corveira.

A sessão de apresentação teve lugar na Escola Primária da Dorna, terra natal do autor, e esteve ao cargo de três adolescentes desta aldeia, a Marta e a Beatriz, alunas do 8.º ano na Escola EB 2/3 José Anjos – Carrazedo de Montenegro, e o Pedro, que frequenta o 9.º ano, na Escola EB 2/3 de Vidago. A Marta presidiu à mesa, a Beatriz apresentou o autor e o Pedro a obra, e, apesar de serem muito jovens, fizeram-no com brilhantismo, sinal de que o futuro lhes é risonho – assim o esperamos!

Com a apresentação nesta escola, onde aprendeu as primeiras letras, o autor pretendeu homenagear todos os que tornaram possível a existência da mesma, nos anos sessenta do século passado, e, ao mesmo tempo, alertar para o facto de esta e as restantes duas existentes na freguesia da Póvoa de Agrações necessitarem urgentemente de serem intervencionadas, restauradas e conservadas. Este evento foi também uma homenagem sentida a todos os conterrâneos que mais uma vez disseram sim, tendo a Escola sido pequena para tantos que quiseram estar presentes.

Este livro, para além de abordar a História da freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, para muitos a melhor freguesia do Concelho de Valpaços, aborda também um pouco da História da freguesia de Póvoa de Agrações; esta é a única, do concelho de Chaves, que já pertenceu ao concelho de Carrazedo de Montenegro e ao de Valpaços.

loading...
Share.

Deixe Comentário