Diário Atual

Nas últimas duas semanas, o município de Valpaços procedeu à realização de 88 largadas do parasitóide que irá combater a vespa das galhas do castanheiro, perfazendo cerca de 20 mil euros de investimento.

11 mil insetos foram lançados nas últimas duas semanas numa parceria realizada entre a Associação Portuguesa da Castanha – RefCast, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, o município de Valpaços, e a ARATM – Associação Regional de Agricultores das Terras de Montenegro.

Todas as ações de sensibilização, a disponibilização de técnicos no terreno e ainda a disponibilidade de meios técnicos e financeiros para a realização de todas as largadas do parasitóide “Torymus Sinensis” ficaram a cargo da autarquia valpacense.

Os insetos que irão combater biologicamente esta praga foram lançados nas freguesias de Bouçõaes, Lebução, Fiães e Nozelos, Tinhela e Alvarelhos, Ervões, Friões, Santiago da Ribeira de Alhariz, Serapicos, Argeriz, São João da Corveira, Padrela, Santa Maria de Émeres e Vales.

De acordo com o município de Valpaços, uma vez que a produção de castanha tem uma elevada importância na economia do concelho, a autarquia “não tem poupado esforços para travar a praga”.

loading...
Share.

Deixe Comentário