Centenas de foliões, miúdos e graúdos, invadiram na passada sexta-feira, dia 9 de fevereiro, as ruas da cidade valpacense para o habitual Desfile de Carnaval. Os Paços do Concelho são ponto obrigatório de passagem, com o Executivo Municipal a saudar os participantes.

Sendo já uma tradição anual, o desfile de Carnaval das Escolas e Instituições do Concelho contou, como sempre, com o habitual apreço e grande entusiasmo dos valpacenses.
Crianças e professores, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação trabalham, com grande criatividade, os mais diversos temas. O resultado final saiu à rua, num desfile com muita cor, alegria e folia.
O cortejo carnavalesco passou por algumas das principais artérias da cidade, com passagem em frente ao edifício da Câmara Municipal, onde os petizes eram aguardados por várias dezenas de pessoas, entre pais, familiares e população em geral, assim como pelo presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida.
Reis, rainhas e princesas, heróis de banda desenhada, camponeses, espantalhos, bombeiros, polícias, sevilhanas, palhaços e piratas foram algumas das fantasias que deram cor e alegria à cidade durante a manhã fria do último dia de aulas antes das mini férias de Carnaval.
Este ano, desfilaram as crianças das creches, dos jardins-de-infância, do ensino público e privado do concelho, do Agrupamento de Escolas de Valpaços e comunidade educativa. Mas os mais velhos também mostraram que ainda brincam ao Carnaval com a participação do Projecto Afectos e da Associação de Solidariedade Social São Pedro de Sanfins, acompanhados dos utentes da APPACDM – Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental – de Valpaços.
O evento teve, como é hábito, o apoio da Câmara Municipal e da Guarda Nacional Republicana, que garantiu a segurança durante o percurso controlando o trânsito e permitindo a passagem dos foliões.

Redação/CM Valpaços

loading...
Share.

Deixe Comentário