Depois do Natal e da passagem de ano, manda a tradição que se encerre a época festiva com o cantar das janeiras. Foi o que aconteceu um pouco por todo o concelho do Barroso onde os cânticos religiosos se fizeram ouvir.

Na aldeia de Covelães nem a chuva nem o frio que se fizeram sentir afastaram o grupo de cantadores das janeiras. Um grupo bem animado levou, a cada casa, muita música e boa disposição. No final, população e convidados degustaram uma ementa especial, no jantar convívio nas instalações da antiga escola primária.

No primeiro dia do ano, também em Travassos do Rio, se realizou um “jantar de reis” antecipado. Para além da população local, foram muitos os emigrantes que vieram celebrar a época festiva e que, anualmente, fazem questão de participar neste convívio. Na ementa não faltaram os enchidos típicos e muita animação.
Já em Sezelhe, a iniciativa religiosa foi organizada pela Associação Cultural e de Revitalização da Aldeia de Sezelhe (ACURAS). Na sede da associação, com o apoio do município de Montalegre, realizou-se o tradicional “jantar de reis”.

Em Venda Nova, a igreja paroquial foi o local escolhido para celebrar o “III Encontro de Reis”, organizado pelo executivo da União de Freguesias de Venda Nova e Pondras. Esta iniciativa, apoiada pelo município de Montalegre, esteve inserida no projeto com o nome “+ Cultura na Freguesia”.
Para além do grupo da terra – Racho Folclórico da Venda Nova – , participaram, também, o Grupo Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça (Boticas), o Rancho Folclórico “Os Passarinhos da Ribeira” de Vieira do Minho e a Ronda Típica da Meadela de Viana do Castelo. Trajados a rigor, com vozes bem afinadas e acompanhados por instrumentos típicos, os grupos interpretaram músicas alusivas ao Natal, aos Reis Magos e ao Menino Jesus, desejando um próspero Ano Novo à população.

Também a Cruz Vermelha de Montalegre se juntou às festividades e vários elementos deslocaram-se até ao edifício da Câmara de Montalegre para cantar os reis. Um ato presenciado pelo executivo autárquico que aproveitou o momento para felicitar esta nobre instituição.
De referir que o executivo municipal também esteve presente nas iniciativas organizadas pelos habitantes nas diferentes aldeias do concelho a propósito dos Reis.

Share.

Deixe Comentário