Diário Atual

Junho é o mês dos santos populares com festas e arraiais um pouco por todo o país e em Chaves não podia ser exceção. À música juntam-se as sardinhas, os produtos locais, a boa disposição e até as lojas oferecem descontos. É já a partir de hoje que são esperados milhares de flavienses nas ruas.

Santo António, São João e São Pedro, são estes os santos que ajudam a que esta seja uma das alturas mais divertidas do ano.
Desde o início desta semana que a cidade de Chaves foi decorada a preceito com várias fitas coloridas, o Largo do Arrabalde recebeu um novo ponto de atração, um carrossel infantil, que certamente irá fazer as delícias dos mais pequenos e as lojas vão estar de portas abertas até mais tarde e com vários descontos. A iniciativa intitulada “Compras Populares” acontece até 23 deste mês.

A partir de hoje, sexta-feira, a cidade vai estar em festa em honra de Santo António. Destaque para a realização da Feira das Varandas, na Ponte Romana, com vários produtos locais expostos. Já à noite os restaurantes aderentes irão servir o “Menu Popular” com as belas das sardinhas assadas, ou se os visitantes preferirem também poderão saborear umas deliciosas fêveras, com pão, caldo verde e vinho. A festa prolonga-se noite dentro com bailarico ao ritmo da dupla musical “SandrinEddy”.

Já no sábado, dia 16, a Feira das Varandas regressa à Ponte Romana e nesse mesmo dia realiza-se a décima sétima edição do Festival Infantil da Canção, que este ano irá contar com a participação de mais de 700 crianças das escolas flavienses. A noite promete aquecer com o talento e a originalidade dos mais pequenos no espetáculo musical organizado no largo General Silveira, às 21h. Nesta noite os bares da Travessa Cândido dos Reis oferecem igualmente uma noite bem divertida com vários Dj’s a atuarem.

O programa dos santos populares é uma parceria entre a Câmara de Chaves, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) e Associação de Moradores do Centro Histórico de Chaves (AmoChaves).
O objetivo destas quatro entidades é proporcionar aos flavienses um fim de semana de festa e com muita animação.
“Queremos que a população de Chaves se sinta bem a viver no concelho e que adira a este fim de semana de festa. Queremos que as pessoas saiam de casa e que venham festejar connosco esta época”, referiu a vereadora da autarquia flaviense, Paula Chaves, na apresentação da programação dos santos populares, que decorreu na segunda-feira, dia 11, na Ponte Romana.

Embora seja a primeira vez que estas quatro entidades se reúnam para uma conferência de imprensa, desde 2014 que a AmoChaves tem desenvolvido algumas iniciativas no centro histórico de forma assinalar a data. Além dela, também a Junta de Freguesia de Santa Maior, com o festival infantil, e a ACISAT com a decoração e a mobilização dos comerciantes.

Brigite Gonçalves, da AmoChaves, explicou que os responsáveis decidiram congregar esforços, uma vez que os interesses são comuns, e este ano organizaram “um cardápio completo de festividades” que se espera que “sejam o mais atrativas possíveis”.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Hugo Silva, este será um fim de semana especial e espera por isso que os flavienses adiram, que tragam toda a família, que participem e que sobretudo “venham viver a nossa cidade”.

Cátia Portela

loading...
Share.

Deixe Comentário