Diário Atual

Pelo sétimo ano, o jardim público abriu as suas portas para acolher os “Jogos Populares do Concelho de Chaves”, uma iniciativa promovida pela Santa Casa da Misericórdia e que pretende dar mais vida e alegria aos seniores do concelho.

Jogo do sapo, do prego, das latas, jogo do malhão, do eixo, da ferradura e o jogo do cântaro, foram as “brincadeiras” que o grupo de animação das diversas instituições do concelho prepararam para os seus utentes passarem uma tarde divertida, com sol e perto da natureza.

“São jogos muito conhecidos, em especial nas aldeias, em que as pessoas se reuniam para jogar e que agora se foi perdendo um pouco esse hábito”, disse Pedro Pinto de Almeida, responsável pela animação sociocultural da Santa Casa da Misericórdia de Chaves.
“Está a ser um dia bastante alegre, o tempo, felizmente, hoje deu tréguas, e estamos muito satisfeitos”, acrescentou.

O jardim público reuniu cerca de 200 participantes, de 11 instituições do concelho flaviense, e com idades compreendidas entre os 26 e os 90 anos. Os mais jovens pertencem à Associação Flor do Tâmega de Apoio à Deficiência (AFTAD), uma instituição que mantém parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Chaves e que “é sempre muito bem-vinda nestas iniciativas”.
Este encontro tem como objetivo promover o convívio entre os utentes das diversas instituições do concelho, relembrar alguns dos jogos tradicionais e ao mesmo tempo fazer com que estes não sejam esquecidos dentro da sociedade, e fomentar o desporto na terceira idade.

“Para nós também é importante trazê-los para o ar livre porque sabemos que quanto mais atividades ao ar livre fizermos mais rapidamente eles se libertam das ‘auras negativas’ e quebram rotinas. Aqui estão divertidos, riem e convivem num espaço que é também bastante emblemático para todos”, sublinhou Pedo Pinto de Almeida.

Esta iniciativa “enquadra-se naquilo que é o espírito da misericórdia e de todas as outras IPSS’s que colaboram connosco no sentido de proporcionar aos nossos idosos momentos de confraternização e de interação com a comunidade”, sublinhou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, João Rua, que marcou igualmente presença na sessão de abertura da sétima edição desta iniciativa, que decorreu na terça-feira à tarde, dia 12. Para além das atividades desportivas, os seniores participaram ainda na troca de lembranças entre as instituições e no lanche convívio que contou com o espetáculo musical do cantor Alberto Ferry acompanhado por Rui Louro.

Nos jogos participaram utentes da Casa Santa Marta, do Centro Social de Santa Clara de Sanjurge, da AFTAD, do Lar do Bom Caminho em Calvão, do Lar de São Tiago, do Centro Social da Abobeleira em Vale de Anta, do Centro Social e Paroquial São Tiago de Mairos, do Lar Senhor dos Aflitos em Travancas, da Associação Santo António de Monforte, do Lar de São Marcos e da Santa Casa da Misericórdia de Chaves.

A iniciativa teve o apoio do município de Chaves, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Polícia de Segurança Pública de Chaves e da empresa de informática I Do Web Vítor Pimentel Solutions.

Cátia Portela

loading...
Share.

Deixe Comentário