Ver mais em ChavesTV1.

Pelo décimo segundo ano consecutivo, o fumeiro vai estar em destaque na cidade de Chaves, no primeiro fim de semana do mês de fevereiro, entre os dias 3 e 5, com mais uma edição da mostra “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro”, a decorrer no Pavilhão Municipal.

O certame, que tem crescido ao longo das várias edições, é já um dos maiores eventos gastronómicos da região norte do país e começa a ser também uma referência a nível nacional. Este ano, a mostra conta com a participação de 89 expositores (distribuídos em 131 stands), dos quais 49 agroalimentares, 38 de artesanato e dois institucionais. Todo o recinto da feira ocupa uma área de aproximadamente 2580 m².

Os visitantes do certame, destinado à promoção dos diferentes produtos gastronómicos locais, poderão adquirir todo o tipo de enchidos produzidos exclusivamente no concelho, e de forma tradicional, por empresas certificadas e licenciadas, não faltando a alheira, a linguiça, o salpicão, os chouriços variados, o presunto, as carnes de porco, mas também o pão centeio, a bola de carne, o folar, o pastel de Chaves, os licores e compotas, os frutos secos, entre muitos outros produtos genuínos e de elevada qualidade.

Haverá ainda espaço para os reconhecidos vinhos DOC Trás-os-Montes, bem como uma secção destinada ao artesanato, com a presença de artesãos de toda a região norte do país.

A iniciativa é organizada pela EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso e município de Chaves, prevendo-se, este ano, ultrapassar a marca do ano passado, quer em número de visitantes, quer em volume de produtos vendidos ao longo dos três dias.

Marca “Sabores de Chaves” dinamiza economia local

A marca “Sabores de Chaves” foi criada para distinguir os produtos agroalimentares produzidos no concelho, em especial os que utilizem matérias-primas locais, com vista a reposicionar no mercado os produtos tradicionais flavienses, dando-lhes uma imagem de qualidade e modernidade, capaz de gerar maior atratividade e competitividade.

A criação de diversas unidades produtivas ao longo das várias edições da feira tem proporcionado um aumento do número de empregos no meio rural e o escoamento dos produtos locais, contribuindo para o desenvolvimento da economia do concelho.

Fim de Semana Gastronómico

A gastronomia flaviense é única e inigualável, em qualidade, sabor e textura. Com mais de 40 restaurantes aderentes, o município de Chaves, em colaboração com a ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, promove, de forma articulada com a presente edição dos “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro”, um verdadeiro fim de semana dedicado à gastronomia. Cada restaurante aderente propõe duas ementas, em que o prato principal tem por base a cozinha tradicional local, e inclui as entradas e sobremesas, por um preço pré-estabelecido.

Programa “Aqui Portugal” da RTP – 4 de fevereiro (sábado) das 14h30 às 20h

O programa televisivo “Aqui Portugal” da RTP1 estará em Chaves, no segundo dia do evento (sábado), para uma mega emissão em direto de cerca de seis horas consecutivas, com transmissão a partir do interior do recinto da feira. A referida emissão irá para o “ar” entre as 14h30 e as 20h. Ao longo da transmissão televisiva serão muitos os artistas conhecidos que subirão ao palco do programa para animar a festa.

Animação do certame

A XII edição da mostra “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro” contará com três dias de muita animação, onde não vai faltar a atuação de grupos de danças e cantares tradicionais do concelho, ranchos folclóricos, concertos e muita música tradicional. Do programa do evento destaque para o concerto de sexta-feira, dia 3, com a atuação do grupo “Torga”, pelas 21h, e dos “Ronda da Madrugada” no domingo, dia 5, pelas 18h. A entrada é livre.

Pelo segundo ano consecutivo realiza-se o passeio Todo o Terreno pelas paisagens flavienses, domingo, dia 5, com saída do Mercado de Chaves, pelas 9h.

Share.

Deixe Comentário