No dia 25 de março decorreu na Casa da Cultura – Museu Escola de Ribeira de Pena, a apresentação das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino Terra de Pena.

A sessão teve início com a apresentação das Atas do III Seminário de Camilo e Ribeira de Pena e o lançamento do II Congresso Internacional de Camilo: O homem, génio e o tempo, por Fernando Moreira, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Posteriormente, o presidente da Câmara Municipal, Rui Vaz Alves, fez a apresentação das comemorações dos 500 anos do foral manuelino e do logótipo referente aos 500 anos do Foral que acompanhará os ribeirapenenses durante este ano.

As comemorações incluem um espetáculo de teatro que está a ser produzido à imagem do concelho e que envolverá a população de Ribeira de Pena. O espetáculo será organizado pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
No final da sessão, foi apresentada a exposição dos Forais do Médio Tâmega por Emanuel Guimarães, técnico superior do município de Ribeira de Pena.
A vila de Ribeira de Pena recebeu o foral outorgado por D. Manue l a 16 de maio de 1517, em Lisboa.
A manhã terminou com o IV Almoço Camiliano em Ribeira de Pena.

Share.

Deixe Comentário