No dia 11 de abril, realizou-se, no Pena Park Hotel, o seminário “Competitividade do Setor Florestal no Alto Tâmega”, organizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM-AT) e a Associação de Municípios do Alto Tâmega (AMAT), com o apoio do município de Ribeira de Pena.

Na abertura do seminário, o presidente da Câmara de Ribeira de Pena, Rui Vaz Alves, destacou a necessidade da valorização da floresta tanto na vertente económica, designadamente a exploração de resina, frutos silvestres, mel e cogumelos, como nas vertentes paisagística e recreativa, enquanto estratégia de promoção do desenvolvimento sustentável do território e bem-estar da população.

O evento teve início com a apresentação do “Programa de apoio ao reforço da competitividade das PME do setor florestal do Alto Tâmega”.
Seguiu-se o primeiro painel sobre boas práticas e oportunidades para o setor florestal, que vincou a importância da certificação florestal e da gestão florestal sustentável. Na segunda parte foram debatidas as perspetivas institucionais sobre a competitividade da floresta e valorização do território.

Redação/CM Ribeira de Pena

Share.

Deixe Comentário