Diário Atual

A Santa Casa da Misericórdia de Chaves recebeu a visita de um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins para uma atividade intergeracional integrada no Gabinete de Mediação daquela instituição escolar, cuja finalidade é melhorar comportamentos, promovendo a cidadania, a educação e o sucesso escolar.

Trata-se da primeira saída ao exterior dos alunos que integram o Gabinete de Mediação do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins que pretende “promover uma cultura de convivência pacífica e o sucesso escolar”, explicou a docente Cristiana Madureira do Gabinete de Mediação.
A atividade, que reuniu 35 alunos, dos 10 aos 17 anos de idade, teve como base um workshop de poesia, onde a equipa de mediação que é constituída por alunos, professores, não docentes e encarregados de educação elaboraram postais de Natal e escreveram poesias alusivas à quadra natalícia, os quais foram lidos e posteriormente oferecidos aos utentes do Lar de Santa Isabel, uma das estruturas residenciais para idosos da Santa Casa da Misericórdia de Chaves.

Desenvolver competêncis sociais

A expetativa dos alunos que era “elevada” manifestou-se positiva e uma experiência enriquecedora, aliás de acordo com a docente Helena Ribeiro que também integra o Gabinete de Mediação, “as atividades fora do contexto escolar são estimulantes”.
De forma a dinamizar atividades “motivacionais” para os alunos, o projeto daquele Agrupamento de Escolas tem previsto outras dinâmicas, que estão a ser planificadas para “tentar desenvolver as competências sociais que queremos que eles adquiram de uma forma alternativa, que não seja dentro da escola”, acrescentou.
Isidro Barrigas, utente naquele lar teve oportuidade de ver a neta que integrava o grupo de alunos. “Gostei muito de ver a mocidade. É uma alegria”, disse, sorridente.
O encontro de gerações terminou com um lanche convívio oferecido pelo equipamento social da Misericórdia de Chaves.

Sandra Gonçalves

loading...
Share.

Deixe Comentário