No passado dia 21, o auditório do São Francisco Hotel, em Chaves, foi o local escolhido para a realização de um workshop sobre o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados e para a apresentação da Plataforma Novo Rumo a Norte.

O projeto Novo Rumo a Norte é promovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) em parceria com sete estruturas associativas ligadas ao tecido empresarial das oito sub-regiões do Norte, de entre elas a ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega. Este projeto conta ainda com o apoio dos órgãos de administração local, das incubadoras das empresas, dos centros do sistema científico e tecnológico e das universidades e institutos politécnicos para beneficiar empreendedores e empresas da região Norte de Portugal.
Depois das boas-vindas dadas por Jorge Paulo Santos, presidente da ACISAT, e de uma contextualização do que iria ser falado durante a tarde por parte de Ana Coelho, secretária-geral da ACISAT, Manuel Ferreira, representante da EPDSI (Encarregados da Proteção de Dados e da Segurança da Informação) foi o orador que explicou o novo regulamento geral de proteção de dados que entrará em vigor no nosso país em maio de. No final da sua apresentação, foi aberto um espaço à discussão no qual as 70 pessoas presentes no auditório puderam apresentar as suas questões.
“A ACISAT considera que é um tema muito importante, transversal a todas as empresas, a todas as organizações, porque diz respeito à proteção de dados de clientes, dos públicos-alvos com que todas as organizações trabalham, sejam dados mais ou menos sensíveis, como ali foi explicado. E, naturalmente, a importância de preparar antecipadamente as empresas moveu a que efetivamente a ACISAT estivesse atenta nesta situação, que o tema fosse escolhido para complementar esta ação e que nos congratulamos evidentemente com a presença e o interesse demonstrados”, destacou Jorge Paulo Santos, explicando, desta forma, o porquê da escolha deste tema.

A plataforma digital Novo Rumo a Norte foi apresentada por Joana Barbosa, representante da AEP, que explicou o processo do seu desenvolvimento e todas as funcionalidades do site, como a possibilidade de os empresários registados na plataforma receberem alertas de financiamentos a projetos, dependendo da área por eles escolhida. Inicialmente, a AEP tinha 50 parceiros associados ao projeto Novo Rumo a Norte, e neste momento o número de organizações associadas ultrapassa já a centena. “É uma rede colaborativa, é um dos objetivos do programa, fundamentalmente para capacitar as próprias associações, os senhores empresários e, sobretudo, democratizar o acesso à informação”, sublinhou o presidente da ACISAT.
Para além de empresários da região, estiveram também presentes nesta ação pessoas ligadas às corporações dos Bombeiros, à área da saúde, à Polícia de Segurança Pública e às escolas. “Tínhamos uma multiplicidade de organizações que revelam e comprovam a nossa atenção para com todos. E, portanto, também deixam o presidente feliz nesta ação. A ACISAT está honradíssima de continuar a pertencer ao projeto, evidentemente. Só termina em e, portanto, com o mesmo empenhamento de sempre, continuaremos, como hoje, a dar demonstração disso mesmo”, concluiu Jorge Paulo Santos.

Maura Teixeira

 

loading...
Share.

Deixe Comentário