O presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, foi nomeado como novo presidente do AECT Eurocidade Chaves-Verín. A nomeação resultou da Assembleia Geral Extraordinária do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Eurocidade Chaves-Verín, que reuniu, na passada quarta-feira, na sede desta entidade transfronteiriça. 

Durante o encontro foram designados, sob proposta do autarca flaviense, os novos delegados da Assembleia em representação do município flaviense: o vice-presidente, Francisco Melo, e os vereadores Paula Chaves e Victor Santos.
Por parte de Verín, foi aprovada a designação da nova delegada Emília Somoza, vereadora da Cultura da Câmara de Verín, que substituirá a edil do Turismo Purificación Caldelas.

Constituída a nova Assembleia Geral do AECT, abriu a sessão de trabalhos o novo Presidente da entidade, Nuno Vaz, tendo destacado a necessidade de revisão das funções e objetivos do Agrupamento, com vista a aproximar a instituição aos cidadãos, pois entende que “deverão ser elementos ativos no projeto”, referiu, ao mesmo tempo que neste novo ciclo será relevante analisar novas áreas de cooperação entre os dois municípios fronteiriços.

O Diretor do AECT e presidente de Verín, Gerardo Seoane, agradeceu o apoio do novo executivo flaviense, salientando que, apesar de terem sido já atingidas metas importantes, falta ainda muito por fazer, desde o ponto de vista do ordenamento e gestão ambiental do território, devendo “centrar-se esforços no rio Tâmega”. Os delegados Diego Lourenzo e Francisco Melo destacaram a necessidade de repensar o modelo de cooperação existente, redefinir necessidades e enfocá-lo numa visão onde se catalise o sector produtivo e económico, que façam da Eurocidade um território mais atrativo do ponto de vista fiscal e laboral.

Na segunda parte da sessão, o Gabinete de Apoio Técnico, encabeçado pelo Diretor Executivo Pablo Rivera, apresentou o dossier Eurocidade, destacando os projetos aprovados no âmbito do POCTEP Espanha-Portugal 2014-2020, o estado financeiro e a execução das atividades da instituição.

Por último, ficou agendada para o próximo mês de dezembro a reunião da Assembleia Geral ordinária, com o objetivo de deliberar sobre o orçamento a afetar e o plano de atividades para o ano de 2018.

Novo organigrama do AECT Eurocidade Chaves-Verín: 

Presidente: Nuno Vaz

Diretor: Gerardo Seoane

Secretário da Mesa Assembleia: António Ramos

Delegados por Chaves: Francisco Melo, Paula Chaves e Victor Santos

Delegados por Verín: Diego Lourenzo, Emilia Somoza e José Luís Martín

Responsável Financeiro: Jesús Blanco

Diretor Executivo: Pablo Rivera

Gabinete de Apoio Técnico: José Sousa

Redação/CM Chaves

Share.

Deixe Comentário