Diário Atual

O setor industrial do Alto Tâmega tem a possibilidade de contactar de perto com as mais recentes tendências de inovação tecnológica do setor, já no próximo dia 20 de junho, no Evento DemoLabs – Laboratórios de Demonstração/Incubadora de Ideias, que vai decorrer no Forte de São Francisco em Chaves a partir das 14h00, no âmbito do projeto “Promoção da Indústria 4.0 na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro, I4.0@TMAD”. 

A quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0 como é conhecida, consiste na inclusão dos mais modernos sistemas de comunicações e tecnologias da informação nos sistemas produtivos empresariais. Neste evento irão ser apresentadas bancadas de demonstração com o objetivo de dar a conhecer as tecnologias e conhecimento I4.0 que os centros de investigação e inovação regionais podem colocar ao serviço das empresas. Entre elas destacamos:
Aquisição e análise de grande volume de dados
Inspeção robótica inteligente e adaptativa
Sistemas de automação auto-organizados
Sistema de montagem com colaboração humano-robot
Integração do humano em ambientes de automação industrial
Virtualização de sistemas de automação
Irá também ser realizada uma sessão de geração de ideias com vista à evolução tecnológica das empresas do sector industrial regional, dinamizada pelo Dr. Alexandre Sousa, da Lusotecnalia – Associação para a Investigação e Inovação, um especialista em gestão de inovação, e contará com a participação de investigadores do sistema regional de I&I.
Esta sessão de trabalho, é promovida pelo IPB – Instituto Politécnico de Bragança e pelo Brigantia-Ecopark, com o apoio da ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega. Eventos semelhantes irão também decorrer em Bragança e Vila Real e deles deverá resultar uma bolsa de ideias para projetos de I&I colaborativos.
A participação das empresas é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, que os interessados poderão formalizar através da página do projeto em: http://i40tmad.ipb.pt ou através da página da ACISAT em: http://acisat.pt/

loading...
Share.

Deixe Comentário