Diário Atual

Situado num local privilegiado, bem no coração do centro histórico de Chaves, o espaço receberá em breve o Posto de Turismo da cidade.

Reabriu na quinta-feira, dia 25, ao público o Museu de Arqueologia da Região Flaviense, após o encerramento durante dois meses para obras de melhoramento no interior do equipamento cultural, bem como para a construção de uma rampa de acesso facilitado.

A intervenção teve como objetivo a relocalização do Posto de Turismo no Museu, o que implicou a reorganização e adaptação do espaço interior, criando assim sinergias entre as duas funções. A requalificação pretendeu a articulação da sua valência museológica com o funcionamento do Posto de Turismo, ao mesmo tempo que se criam as condições necessárias à sua acessibilidade por pessoas com mobilidade condicionada.

Entre outras pequenas intervenções, o balcão de atendimento foi ampliado, para assim poder dar resposta às novas valências do espaço e foram ainda criados alguns elementos expositivos de modo a permitir reorganizar elementos e espaços do conjunto existente. Os elementos museológicos expostos no local também foram relocalizados.

Dentro em breve, o espaço receberá o Posto de Turismo de Chaves, por estar situado bem no centro da cidade e na emblemática Praça de Camões, local de passagem obrigatória dos turistas que visitam Chaves.

Novo equipamento interativo outdoor

O projeto de melhoramento incluiu também a substituição do mupi interativo colocado junto à entrada, por um equipamento novo, de dupla face, um painel interativo exterior, com informação variada sobre o concelho.
O TOMI é um equipamento interativo outdoor, que difunde informação útil e de interesse 24h/dia, sete dias por semana. Pensado para os visitantes e habitantes, disponibiliza informação segundo um critério de proximidade geográfica. O TOMI garante ainda ligação com smartphones.

No TOMI, os utilizadores poderão encontrar a informação segmentada por quatro grandes botões: Agenda – com os eventos de Chaves; Notícias – notícias e acontecimentos locais; Diretório – núcleo de informação com pontos de interesse, como Onde Comer, Onde Dormir, Serviços Públicos, Atrações Turísticas, entre outros; Transportes – deslocações para pontos de destino com circuito a pé ou de carro. O TOMI disponibiliza ainda uma secção fun – a Photo/Selfie – que permite ao utilizador tirar uma selfie com um enquadramento/fundo típico de Chaves.

Todas as informações podem ser disponibilizadas em três idiomas: português, inglês e espanhol. Todos os pontos (eventos, notícias, pontos de interesse/úteis ou fotografias) podem também ser enviados via email, ou descarregados através de QR Code.

Redação/CM Chaves

loading...
Share.

Deixe Comentário