A União de Freguesias de Venda Nova e Pondras, no concelho de Montalegre, inaugurou um busto em homenagem a Carlos Machado, fundador do concurso pecuário e responsável por diversas iniciativas que alavancaram o desenvolvimento local. A obra em bronze, colocada numa zona nobre, é um tributo enquadrado no programa “+ Cultura na Freguesia”.

No dia em que se realizou mais uma edição do concurso pecuário de raça barrosã, na Venda Nova, a União de Freguesias inaugurou um busto em homenagem ao seu fundador, Carlos Machado. Um momento emotivo na presença dos familiares e onde a população recordou a generosidade, inteligência e ousadia de um homem que, não sendo natural do concelho, dedicou parte significativa da sua vida a esta localidade.

Para além de ter criado o concurso pecuário de raça barrosã foi o responsável pela primeira concessão de transportes entre Braga e Venda Nova e vice-versa.
Na opinião do autarca barrosão, Orlando Alves, trata-se de uma justa homenagem «porque é tempo de expressar reconhecimento e gratidão» por um homem da terra.

«Não tive a oportunidade de o conhecer mas pelo que foi dito acerca dos traços biográficos, constata-se que era um homem muito avançado para a época, com cultura e que prezava valores e princípios. Trabalhou na defesa e promoção da sua terra, perspetivando o futuro», sublinhou o presidente da Câmara de Montalegre.
Já a família, Maria e Alcina Machado, netas do homenageado, mostraram-se muito satisfeitas «pelo carinho» da comunidade.

«Agradecemos esta reconhecida homenagem. O meu avô foi um homem que nos marcou e que marcou esta comunidade. Agradecemos todo este carinho», realçou Maria Machado.

 

Share.

Deixe Comentário