Diário Atual

Montalegre recebeu, pela primeira vez, a cerimónia de “Juramento de Bandeira” de 64 jovens soldados-recruta do Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2017, do Regimento de Infantaria 19, de Chaves.

As cerimónias iniciaram pelas 10h30, com a Guarda de Honra à Alta Autoridade, junto ao Castelo de Montalegre, seguindo-se, depois, a cerimónia Militar na Praça do Município, presidida pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, Frederico Duarte.

Perante o “Estandarte Nacional”, os jovens recrutas juraram “defender a pátria”, proferindo a fórmula do “Juramento de Bandeira”, seguiu-se, depois, a imposição das “boinas”.
Durante a Cerimónia, foi distinguido o melhor recruta desta fase de instrução, a atribuição de medalhas de mérito.

A terminar a cerimónia, Depois do Desfile das Forças Armadas em Parada, decorreu a atuação da Banda do Exército do Destacamento do Porto.
Para Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre, “é uma honra enorme receber esta Cerimónia Militar no nosso concelho. Tivemos a oportunidade de sentir e perceber as verdadeiras funções de um corpo que integra as Forças Armadas a quem cabe a defesa da pátria. Samos daqui moralmente mais fortalecidos e sentimo-nos acima de tudo portugueses”, concluiu.

 

João Godinho, Comandante do Regimento de Infantaria 19, salientou que “esta cerimónia em Montalegre correu muito bem. Foi o juramento máximo da vida destes recrutas, deixando com orgulho o comandante e o exército português. Estou muito satisfeito”.
Com o objetivo de realizar o “Juramento de Bandeira” do RI 19 em vários concelhos da região, para o próximo ano, esta cerimónia militar será realizada no concelho de Boticas.

Share.

Deixe Comentário