Foi tornado público o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses referente ao ano de 2016 e o concelho de Montalegre ocupa o segundo lugar no ranking nacional de maior equilíbrio orçamental num universo de 308 municípios.

Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre

O município de Montalegre foi recentemente agraciado com o segundo lugar no ranking nacional dos municípios com maior equilíbrio orçamental, algo que muito orgulha Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre há quatro anos.
“É naturalmente um motivo de orgulho para mim e para a equipa que me acompanha. Aliás, isto é um trabalho de equipa, desde os dirigentes máximos, os quadros superiores da Câmara e os funcionários também”, sublinhou o edil.

No mesmo anuário, Montalegre está ainda num honroso 2º lugar no conjunto das 14 Câmaras do distrito de Vila Real, em 15º lugar no conjunto dos municípios que pagam a tempo e horas, no 25º lugar nos municípios com menos volume de juros e encargos, no 28º lugar no que concerne ao conjunto dos 100 municípios de pequena dimensão, no 43º lugar nos municípios com melhor índice de dívida total, no 53º lugar nos municípios com melhor eficiência financeira e no 87º nos municípios com grau de execução de receita superior à despesa.

“É o aprumo e é a contenção. E é, sobretudo, uma gestão feita sem laivos de vaidades, de excessos, de mordomias. Somos um executivo que vai para fora do território e não cobra ajudas de custo. Não temos motoristas, não temos chefes de gabinete, e são essas coisas que fazem naturalmente com que possamos chegar ao fim do ano e consigamos estar neste patamar onde o município de Montalegre nunca esteve”, destacou o autarca.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, que vai na sua 13ª edição, é elaborado pela Ordem dos Contabilistas Certificados em colaboração com o Tribunal de Contas, com o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e com a Universidade do Minho.

Maura Teixeira

Share.

Deixe Comentário