Teve início no passado dia 28 de julho, e decorreu até domingo, dia 30, a quarta edição da “Semana do Barrosão” em Salto, Montalegre. Três dias com agenda cheia, entre palestras, exposições, venda e degustação de produtos da região, mostra de excelentes exemplares da raça barrosã, garranos e porco bísaro. Sob outra vertente, espetáculos musicais, passeios BTT, concurso pecuário e chegas de bois. O evento foi apadrinhado por Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais.

No dia da abertura deste evento, que decorreu na terra onde reside o solar da raça barrosã, foi inaugurada nas instalações do Ecomuseu de Barroso – Casa do Capitão (Salto), a exposição “É boi, é boizinho: As chegas de bois no Barroso”, com pesquisa e composição de Cristiano Pereira e curadoria de Adriana Henriques.

Belos exemplares desfilaram no último dia da IV “Semana do Barrosão”.
Também no último dia alguns deputados da nação foram observar a qualidade do certame. Uma presença que muito agradou a organização do cartaz e onde Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, assumiu o papel de anfitrião.

Câmara dá 55.750 euros à produção pecuária

Referente a 2016, a Câmara de Montalegre entregou, no fecho do concurso pecuário de raça barrosã que decorreu em Salto, um cheque de 55.750 euros aos produtores de gado barrosão pelo nascimento dos vitelos desta raça autóctone (50€ cada).

Redação/CM Montalegre

Share.

Deixe Comentário