Diário Atual

Vilar de Perdizes, conhecida freguesia do concelho de Montalegre, voltou a celebrar a festa do Halloween. Centenas de pessoas esgotaram os restaurantes locais por entre muito misticismo. No cortejo “embruxado” pelas ruas da aldeia, houve vários motivos de boa disposição cujo ponto alto foi a tradicional queimada esconjurada pelo padre Fontes.

www.cm-montalegre.pt__src9d211ba9b5be35a5aca828870b7a6868_pardd0c0df8a7de7ad67aecb9dd28f45c8e_dat1383317840Tal como tem acontecido em anos anteriores, Vilar de Perdizes celebrou a festa do Halloween, iniciativa organizada pela Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes e que contou, uma vez mais, com o apoio da Câmara Municipal de Montalegre. Uma noite recheada de magia, cor e muitas travessuras. Depois de degustarem o jantar “embruxado” nos restaurantes, os visitantes foram conduzidos num cortejo pelas ruas da aldeia, vestidas a preceito, com abóboras enfeitadas e surpresas assustadoras em cada esquina. Terminado o percurso, o momento mais aguardado da noite, a queimada esconjurada pelo padre Fontes que aqueceu o espírito e espantou todos os males dos participantes que vieram de todo o país e também da vizinha Espanha. A festa prolongou-se pela noite dentro.

Marca na identidade barrosã

Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, sublinhou o agrado sentido por observar que as caras presentes no evento, na sua maioria, tinham viajado dos mais variados lugares. O autarca lançou ainda o desafio para nas próximas iniciativas “todos os barrosões se sintam também motivados e até coresponsabilizados a participarem neste evento que tem condições para crescer e deixar uma marca forte naquilo que é a identidade de Barroso”. Deste modo, esclareceu o edil, estamos perante “uma forma simpática que ultimamente temos vindo a explorar, de potenciarmos o nosso território e conseguirmos as necessárias mais-valias porque é disso que vivemos”.

A animação saiu às ruas

Sempre muito solicitado, o padre Fontes que protagonizou, como habitualmente acontece, o esconjuro da queimada, destacou o bom tempo e o envolvimento da comunidade. “O desfile pelas ruas da aldeia foi muito participado”. Na mesma linha falou João Ribeiro, em nome da Divisão de Desenvolvimento e Cooperação Social, Cultural e Desportiva da Câmara de Montalegre “gostei muito do desfile, estava muito bem feito. No fundo é isto que esperamos, que a gente venha cá, os restaurantes estejam cheios e tudo corra bem. Está tudo animado, as pessoas estão satisfeitas e para nós é sempre bom que tudo termine assim desta forma”, concluiu João Ribeiro.

Sentimento de satisfação

www.cm-montalegre.pt__src5e36fb03abf1ee52b9624c21631f3033_par4d561afb93392aae9100b9e68fc686b4_dat1383317982Com organização da Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes, a presidente, Deolinda da Silva considerou que “houve falhas como é normal mas acho que correu melhor que no ano passado, está a melhorar” acrescentando que “veio mais gente do que estávamos a contar e o tempo também ajudou muito. Para a próxima edição temos que fazer mais e melhor”.

O diretor da companhia de teatro Filandorra, David Carvalho, também esteve presente no Halloween de Vilar de Perdizes e acabou por agradecer o esforço do município na realização desta iniciativa.

Redacção – CM Montalegre

loading...
Share.

Deixe Comentário