Realizou-se, recentemente, na localidade de Venda Nova, concelho de Montalegre, mais um cortejo de animais de raça barrosã.

Organizado pela União de Freguesias da Venda Nova e Pondras, o concurso atraiu muitos apreciadores e curiosos e contou com uma maior participação de exemplares do concelho.
Os prémios foram atribuídos por categorias: em Touros (após 2º desfecho) e em Novilhas (até ao 2º desfecho sem parto) o vencedor foi João Campos, de Salto; nas categorias Novilhos (após 2º desfecho), Novilhos (sem desfecho) e Novilhas (até ao primeiro desfecho sem parto) o primeiro prémio foi atribuído a Ricardo Cunha de Fafe; em Novilhos (após 1º desfecho) o vencedor foi José Silva, de Guimarães; na categoria Vacas (após 2º desfecho com parto) a vencedora foi Maria Soares de Fafe; e na categoria Novilhas (sem desfecho) o primeiro prémio foi atribuído a José Magalhães de Abadim, Cabeceiras de Basto.
“Foi um concurso muito animado e participado. É sinal de que há mais produtores virados para a fileira da produção desta espécie autóctone. Com o crescimento da produção haverá uma maior abertura e sensibilização para o consumo interno nos espaços onde a gastronomia se desenvolve. É preciso consumirmos os produtos que a nossa terra dá porque é uma forma de dinamizarmos a nossa economia e, ao mesmo tempo, uma atitude de muito respeito para com quem trabalha na agricultura e na pecuária”, referiu Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre.

loading...
Share.

Deixe Comentário