O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso recebeu, no passado dia 28 de abril, a exposição “Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa”, apresentada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

A inauguração da exposição contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Chaves, António Cabeleira, do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, da presidente do concelho de administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho, de vários representantes de entidades locais e ainda de alguns populares.

“Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa” reúne 30 obras da Coleção da Secretaria de Estado da Cultura em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Serralves e faz parte do intenso programa de exposições que o Museu de Serralves desenvolve por todo o país e cujo objetivo é tornar a sua coleção de arte contemporânea acessível para além das portas do Museu, aproximando também, desta forma, a população à arte e à cultura.

“Serralves vem trazer a coleção que tem em depósito do Ministério da Cultura, uma parte da coleção de pintura através de uma exposição muito bem estruturada e que vem enriquecer este património notável que é o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, este edifício da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira”, destacou o Ministro da Cultura.

Luís Filipe de Castro Mendes fez ainda questão de referir a grande importância da descentralização da cultura, dando como um bom exemplo disso esta mesma exposição, que tem vindo a percorrer vários pontos do nosso país.
São 28 os artistas representados na exposição: Manuel Baptista, Eduardo Batarda, René Bertholo, Joaquim Bravo, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, António Campos Rosado, Alberto Carneiro, José de Carvalho, Lourdes Castro, José Pedro Croft, António Dacosta, José de Guimarães, Fernando Lanhas, Álvaro Lapa, José Loureiro, Jorge Martins, Graça Morais, António Palolo, Júlio Pomar, Paula Rego, Joaquim Rodrigo, Manuel Rosa, Julião Sarmento, António Sena, Nikias Skapinakis, Ângelo de Sousa e João Vieira.

Esta coleção estará em exposição no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso até ao dia 15 de outubro, e pode ser visitada de terça a domingo das 10h às 13h e das 14h às 19h.

Maura Teixeira

Share.

Deixe Comentário