A “Mesa de Chaves” e a “Mesa de Montalegre” são duas das pré-finalistas do concurso 7 Maravilhas à Mesa, que pretende distinguir o melhor da gastronomia, vinhos, azeite e roteiros turísticos de cada região de Portugal.

Os dois municípios transmontanos apresentaram os seus melhores sabores gastronómicos e foram selecionados pelos 77 membros do Conselho Científico para participar no concurso, num total de 182 candidaturas provenientes de todas as regiões do país.
O Presunto e o Pastel de Chaves, o Arroz de Fumeiro e o Vinho de Arcossó são os sabores que constituem a “Mesa de Chaves”.
Já Montalegre com o seu Pão de Centeio e a Chouriça, o Cozido à Barrosã, com diversas carnes de porco, e o Vinho de Mont’algre conquistaram o júri do concurso.
Entre os dias 22 de julho e 16 de setembro as 49 “Mesas” pré-finalistas serão objeto de votação pública em galas semanais, transmitidas em direto pela RTP, onde serão eleitas as setes melhores do país. Catarina Furtado e José Carlos Malato são os responsáveis pela apresentação dos eventos.
O certame 7 Maravilhas à Mesa é um projeto com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Estado do Turismo e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, desenvolvido em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
Dos 182 candidatos a melhor mesa de Portugal foram selecionados 49 pré-finalistas. Juntos reúnem um total de 343 patrimónios, entre gastronomia, vinhos, azeite e roteiros turísticos, de cada região do país.

loading...
Share.

Deixe Comentário