Verín celebra mais uma edição das Festas do Lázaro nos dias 1 e 2 de abril, uma das festas mais importantes desta comarca galega. A apresentação desta Feira decorreu no passado dia 22 de março.

Estiveram presentes na apresentação das Festas do Lázaro 2017 Gerardo Seoane, alcalde de Verín, Diego Lourenzo, vice-presidente da Câmara de Verín, Purificación Caldelas, vereadora do turismo, Emília Somoza, vereadora da cultura e festejos, e Begoña Vázquez, representante da Associação dos Hoteleiros da Comarca de Monterrei.

O grande objetivo deste ano é “recuperar todo o esplendor que as Festas do Lázaro já tiveram anteriormente, quando havia dezenas de autocarros que se deslocavam até Verín para o Lázaro. Foi esta a ideia para um cartaz tão multifacetado com inúmeras atividades espalhadas pelo centro da cidade e direcionadas a todo o tipo de público e de todas as idades”, sublinhou Diego Lourenzo.

São cerca de 50 as atividades programadas para estes dias, desde drones que sulfatam as vinhas, uma Feira de Artesanato, uma Feira do Livro – a primeira realizada em Verín –, BTT, atletismo, a abertura ao público do Cláustro dos Mercedários, animação musical e ainda um espaço de restauração no qual não faltarão os famosos pinchos de bacalhau e cabrito. Relativamente a este último, já no dia 30, na tradicional noite de Pinchos Xoves, haverá menus com estas duas iguarias.

A festa abrangerá vários locais da cidade: o pavilhão dos desportos, a praça da Mercé, a praça García Barbón, a Casa da Cultura, e a praça Maior. Nos vários stands espalhados pela feira haverá também alguns participantes portugueses.

Gerardo Seoane fez questão de destacar a realização da primeira feira Agro + Verín, que se irá realizar no pavilhão dos desportos. Esta iniciativa vai estar centrada nas inovações tecnológicas do setor agrário: “Esperamos que as inovações tecnológicas incentivem os empreendedores sobre o caminho a seguir”, realçou o alcalde de Verín. Convidou ainda todas as pessoas a participar nas várias atividades desportivas e culturais que se realizarão ao longo de toda a Feira.

São esperados milhares de visitantes, não só de Espanha, mas também de Portugal, àquela que é a primeira grande feira do ano em Verín, e uma das festividades mais importantes da zona.

Maura Teixeira

Share.

Deixe Comentário