Diário Atual

O Hotel Geriátrico de Chaves completou 13 anos no sábado, dia 3. Neste dia especial, os mais idosos fizeram questão de assinalar o aniversário com a leitura de alguns poemas.

Em dia de aniversário, o Hotel Geriátrico de Chaves proporcionou aos seus residentes mais um dia de muita animação, na companhia de familiares e amigos. As comemorações tiveram início com a leitura de vários poemas, onde os seniores foram mais uma vez os protagonistas, e depois disso foi cortado o bolo de aniversário, terminando com um lanche convívio e muita música à mistura.

O Hotel Geriátrico é uma instituição privada que diariamente cuida e acarinha os mais idosos. É um espaço preparado com várias valências que facilitam o dia-a-dia de quem lá mora. Mas mais do que isso, é o ambiente descontraído e alegre, com múltiplas atividades dirigidas aos mais idosos, que torna o Hotel Geriátrico uma referência na sociedade flaviense.

Sempre que há alguma comemoração, os clientes do Hotel Geriátrico são os primeiros a querer participar na organização da festa, seja na decoração, na composição de adereços ou mesmo na preparação de canções e pequenos textos.

É uma forma de eles se sentirem “motivados” e ao mesmo tempo é também “importante que se sintam úteis e que saibam que nós apreciamos o trabalho que eles fazem. Muitas vezes o mais importante para nós é a mensagem que é transmitida”, sublinhou Judite Maldonado. A realização dos trabalhos é sempre acompanhada pela animadora sociocultural Odete Fernandes.

O Hotel Geriátrico, contou Judite Maldonado, foi a primeira entidade privada a dedicar-se a tempo inteiro à saúde e ao bem-estar das pessoas da terceira idade.
“No início foi um bocadinho difícil as pessoas perceberem a dinâmica do nosso espaço”, recordou a responsável. “Há pessoas que têm aquela ideia de que estão melhor em casa dos familiares ou sozinhas mas isso não é bem assim porque é importante as pessoas terem companhia, é também importante que continuem a realizar as suas tarefas e no nosso espaço conseguimos proporcionar diferentes tipos de atividades adaptadas a cada um”, acrescentou.

Para além das diversas atividades e do acompanhamento personalizado ao nível da saúde e do bem-estar, a componente afetiva nunca é esquecida: “Damos-lhe toda atenção de que necessitam e aqui ninguém se sente excluído ou sozinho”.

Outros dos aspetos fundamentais para um envelhecimento saudável, promovido pelo Hotel Geriátrico, é a presença assídua dos familiares.
Neste contexto, as famílias “são sempre muito bem-vindas” pois “é muito importante que eles continuem a manter os laços de afetividade e de carinho”. Muitas vezes, “os familiares vêm cá visitá-los e levam-nos a passear ou a jantar fora ou mesmo a passar o fim de semana”, salientou.
O Hotel Geriátrico de Chaves tem atualmente ao seu cuidado 48 clientes.

Cátia Portela

Share.

Deixe Comentário