As festividades em honra de Nossa Senhora da Saúde são consideradas um dos maiores eventos do concelho valpacense, em que a cidade ganha especial alegria e movimento. Até domingo haverá ainda muitos concertos para assistir e várias atividades para participar.

O programa das festas teve início no fim de semana passado, 26 e 27 de agosto, com provas desportivas. Os espetáculos de rua não deixaram ninguém indiferente e foram várias as pessoas que marcaram presença na segunda-feira no concerto dos AmigosVitó, na Rotunda do Tanque Novo. Já no dia seguinte foi o Festival de Tunas que animou a noite valpacense.
Na quarta-feira, dia 30, e mantendo a tradição, realizou-se a procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora da Saúde desde o Santuário em sua homenagem até à Igreja Matriz, seguindo-se o concerto pela Banda Municipal de Valpaços, no Jardim Público.
Um dos momentos mais aguardados das festas em honra de Nossa Senhora da Saúde aconteceu ontem, quinta-feira, com a atuação da fadista Ana Moura. Hoje, é a vez de Tony Carreira subir ao palco, no Largo da Feira, a partir das 22h. A noite só termina depois da atuação dos Amor Electro, às 00h30.
No sábado, dia 2, ponto alto da romaria, dia em que a vertente religiosa das Festas da Nossa Senhora da Saúde tem maior destaque. O programa inclui, depois da parte da manhã reservada para as bandas filarmónicas do concelho, o 62.º Circuito Motorizado de Valpaços, às 14h. Pelas 16h30, tem lugar a procissão, que percorrerá as principais artérias da cidade, desde a Igreja Matriz até ao Santuário, seguida da eucaristia.
À noite, em pleno Santuário, tem lugar o arraial com grupos e bandas filarmónicas do concelho. Findo o concerto dá-se início à grandiosa descarga de fogo-de-artifício, seguindo-se a atuação de mais um grupo musical para animar a noite.
No domingo, dia 3, decorre a Prova de Motocross, na Pista do Cabeço, a contar para o Campeonato Nacional, e também o Circuito Nossa Senhora da Saúde em Ciclismo de Estrada.
À noite o grupo Rumo Norte atua ainda no Santuário, pelas 22h, e o programa da edição 2017 das festas da cidade de Valpaços termina com o fogo-de-artifício previsto para a uma da manhã.

Share.

Deixe Comentário