Depois de ser apresentado às empresas de Trás-os-Montes e Douro no final de 2016, o projeto EXPORTAR+ – Valorização dos Recursos da Região de Terras de Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, reuniu no passado dia 7 de Março no NERVIR, as fileiras prioritárias que serão alvo de apoio à internacionalização no âmbito do projeto.

Os empresários do Alto Tâmega dos diferentes setores do projeto, participaram ativamente na iniciativa, manifestando interesse em incrementar os seus processos de internacionalização e melhorar a competitividade dos seus negócios.

Ao longo dos últimos 3 meses, na sequência da divulgação desta iniciativa, empresas que manifestaram interesse na iniciativa responderam a um diagnóstico, que permitiu avaliar o potencial de internacionalização da região e definir as fileiras e mercados alvo que serão visados especificamente pela ação do projeto. Com base na informação recolhida foram definidas:

Fileiras para o projeto:
Vinho e Azeite
Produtos de Base Animal (Carne, enchidos, produtos à base de carne, etc.)
Produtos de Base Vegetal (Hortícolas e frutícolas, frutos secos, compotas, etc.)
Mercados alvo a trabalhar:
Alemanha
Espanha
Suécia

Nesta primeira fase serão dinamizados os grupos setoriais com o objetivo de fomentar e preparar as atividades de internacionalização do projeto. As empresas interessadas que não tiveram oportunidade de participar na primeira sessão de trabalho, poderão juntar-se a uma segunda reunião setorial, que irá decorrer no próximo dia 29 de março no NERBA em Bragança. Estas reuniões servem de preparação dos empresários sobre as oportunidades de negócio nos mercados internacionais para as fileiras identificadas no projeto, bem como para lhes fornecer informação comercial rigorosa, pormenorizada e devidamente validada por atores-chave dos mercados identificados. Posteriormente, os empresários poderão participar em Missões Empresariais inversas (Abril e Junho) destinadas a proporcionar contacto diretos entre as empresas da rede e os parceiros internacionais envolvidos.

PRÓXIMOS EVENTOS DO PROJETO:

29 de março, NERBA (Bragança) – Apresentação de Oportunidades de mercado e preparação das empresas para as ações exploratórias internacionais, através de reuniões b2b com consultores
20 de abril, ACISAT (Chaves) – 1.ª Missão Inversa, Visita de Consultores Internacionais
25 de maio, ACISAT (Chaves) – Avaliar o resultado da 1.ª ação internacional e preparar a 2.ª ação, através de reuniões b2b com consultores
22 de junho, ACISAT (Chaves) – 2.ª Missão Inversa, Visita de Prospetores Internacionais

Os interessados em integrar estes trabalhos, poderão ainda fazê-lo, contactando-nos através do 276332115 ou geral@acisat.pt.

Share.

Deixe Comentário