A Eurocidade Chaves-Verín, AECT participou de forma ativa nos encontros de cooperação organizados pela Eurocidade do Guadiana. Estas jornadas de trabalho, dias 6 e 7 de março, coincidiram com o II Encontro Técnico de Eurocidades Ibéricas e o I Fórum de Turismo de Fronteira, contando com uma ampla representação institucional, política, económica e civil do sul da Península Ibérica, destacando-se os presidentes das CCDR Alentejo e Algarve, Andaluzia, o Secretário de Ação Exterior da Junta de Andaluzia, os presidentes dos três municípios que formam a Eurocidade, presidentes de associações de empresários de ambos lados da fronteira, entre outros.

No encontro técnico, as Eurocidades Chaves-Verín, AECT, Tui-Valença do Minho e do Guadiana acordaram trabalhar num convénio que permitirá criar a Rede Ibérica de Eurocidades, com o objetivo de intensificar os intercâmbios e potenciar a transferência de conhecimentos adquiridos por parte destas estruturas de cooperação territorial de proximidade. As bases desta estrutura de coordenação entre as mesmas aconteceu em Castro Marim, no âmbito da segunda Jornada Técnica de Eurocidades.

A constituição desta Rede Ibérica de Eurocidades pretende aglutinar estas entidades – Eurocidades – que atualmente operam na Península Ibérica, tanto na fronteira luso-espanhola, como na hispano-francesa, para fomentar a coordenação e potenciação de relações mais estreitas entre este tipo de entidades, devido às semelhanças de problemáticas existentes nos territórios transfronteiriços, habitualmente com formatos de resolução que não dependem do âmbito de atuação das autoridades locais, regionais e inclusive nacionais.
As Eurocidades são projetos pioneiros no seio da União Europeia, aplicando um novo modelo de cooperação de segunda geração ultrapassando a mera colaboração institucional, sendo uma das principais demostrações de que é possível adotar um novo modelo de cidadania europeia.

Além das três entidades presentes na Jornada de Eurocidades em Castro Marim, a Rede de Eurocidades Ibéricas convidará também para fazer parte desta rede a Eurocidade Vasca e a de Elvas-Badajoz. O acordo será ratificado com a assinatura dos seus estatutos, no próximo mês de junho, pelos representantes políticos das diferentes Eurocidades Ibéricas e se dará conhecimento do mesmo à Rede Ibérica de Entidades Transfronteiras (RIET).

Share.

Deixe Comentário