Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola Profissional de Chaves angaria o 1º prémio do Concurso Internacional de Cozinha de Castêlo da Maia, promovido pela Real Confraria das Cebolas, que decorreu nos dias 28 e 29 de março, em Castêlo da Maia.

O concurso, dirigido especificamente ao público escolar, contou, nesta edição, com cerca de 40 jovens participantes de 8 escolas de Portugal e Espanha. Os pratos a concurso foram confecionados ao vivo perante o público e um júri, composto por três elementos, um Chef de renome nacional, Manuel Noya, um elemento da Real Confraria Gastronómica das Cebolas e um membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia.
A Escola Profissional de Chaves fez-se representar pelos alunos do 2º ano do curso profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria, Bruno Ferreira, Leandro Alves e Tiago Ribeiro, na categoria Chef Júnior (até aos 18 anos), e ainda por Alexandre Almeida, na categoria Chef (mais de 18 anos). Os concorrentes dispuseram de 60 minutos para preparar um prato original, criado previamente durante as aulas de formação com o apoio dos seus mentores, Chefes Vítor Cunha e Paulo Dias, e em cuja confeção estava presente a cebola.
Bruno Ferreira, encantou o júri com a confeção de um Brownie de Cebola Caramelizada com Musse de Chocolate Branco, tendo angariado o 1º prémio.

Brownie de Cebola Caramelizada com Musse de Chocolate Branco, de Bruno Ferreira, obteve o 1º prémio.

A Direção da Escola Profissional salienta a importância desta participação para a formação técnica dos seus alunos, pois trata-se de um dos maiores eventos do género a nível escolar e exige dos formandos a vivência de uma experiência em tempo real em que cozinham e são avaliados por um júri, o que exige um aperfeiçoamento da criatividade e do tecnicismo, qualidades que procura fomentar nos seus alunos.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário