No passado dia 28 de novembro teve lugar, na Escola Profissional de Chaves, um intercâmbio escolar, designado de “Encontro Gastronómico”, que visava a partilha de saberes e envolveu os cursos de 3º ano Restauração/Cozinha-Pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e os mesmos cursos desta instituição de ensino profissional flaviense.Abraçando uma dinâmica fundamentalmente pedagógica, e assumindo o formato de simulação prática, a iniciativa, organizada pelos formadores de ambos os cursos, integrou cerca de 50 alunos finalistas que tiveram oportunidade de partilhar experiências e aplicar competências que têm vindo a desenvolver ao longo da sua formação. Entre outras estimulantes atividades, os formandos dedicaram a manhã a efetuar o planeamento e a preparação do restaurante para toda um dia de atividade, debatendo as diferentes formas de dar resposta aos problemas com que um profissional de cozinha se depara no quotidiano.

Foi uma manhã agitada mas produtiva que, longe de servir para “matar o tempo”, permitiu demonstrar que os jovens talentosos apenas pensam em aproveitá-lo, transformando-o em novas competências a serem rentabilizadas no futuro.

A Escola Profissional de Chaves, consciente de que só uma reflexão permanente sobre a ação particular e regional dos seus alunos lhes permitirá uma ampla visão do país em que se inserem e lhes abrirá caminho para a sua cidadania global, continuará a apadrinhar idênticas iniciativas. Há tempo para semear e haverá tempo para colher.

Grupo de Comunicação da EPC

loading...
Share.

Deixe Comentário