A EDP Distribuição assinalou na terça-feira de manhã, dia 5, em Chaves, o Dia Mundial do Ambiente com a colocação de um mecanismo antinidificador no posto de transformação localizado na Rua da Quinta da Condeixa.

Esta estrutura evita que as aves, em particular a cegonha-branca, nidifiquem no topo do posto de transformação e impede que sofram riscos elétricos. Além disso, a rede de energia fica salvaguardada, e consequentemente os seus utilizadores.

“Neste caso estamos a agir proactivamente, ou seja, estamos a evitar que o ninho venha a ser feito neste poste”, explicou Sérgio Quinteira, responsável pela área de Rede e Clientes da EDP Distribuição de Vila Real.
No caso em que os ninhos estão concluídos, contou o mesmo responsável, a empresa, com o apoio das entidades competentes, nomeadamente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, procede à retirada dos ninhos das aves e à colocação dos dispositivos antinidificadores.

Por sua vez, os ninhos são transferidos “para outros postes de madeira, mais amigos do ambiente, e são colocados nas proximidades, permitindo assim que a cegonha volte a ter o seu ninho disponível e não corra riscos elétricos”.

Contribuir para manter o ambiente o mais saudável possível e em segurança é um dos objetivos da empresa que ao longo dos anos tem vindo a desenvolver estruturas sustentáveis e mais amigas do ambiente.
“Se há empresa preocupada com o ambiente é a EDP. É o ambiente e também a segurança. Aliás, muitas iniciativas semelhantes a esta estão a ser realizadas um pouco por todo o país”, referiu Sérgio Quinteira.

Para o sucesso desta ação foi necessária a utilização de um gerador de grandes dimensões para que a equipa da EDP pudesse desligar o posto de transformação e trabalhar em segurança, sem afetar a distribuição de energia nas casas dos flavienses.

De acordo com Sérgio Quinteira, a zona da veiga de Chaves é outro dos locais onde se pode observar a presença destes dispositivos amigos da avifauna, em particular das cegonhas-brancas, uma das espécies que é habitualmente avistada na região.

O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela assembleia-geral das Nações Unidas em 1972 e este ano assinala-se com o tema “Sem contaminação por plástico”.

Cátia Portela

loading...
Share.

Deixe Comentário