Diário Atual

O flaviense João Silva alcançou o 7º lugar no Mundial de Culturismo, numa prova cheia de peripécias mas que deu forças ao transmontano para focar energias nos próximos desafios. Aponta ao pódio no mundial de.

A longa viagem até Bistrita, na Roménia, foi o início da aventura de João Silva na categoria máxima do culturismo, em masters, e que durou desde a madrugada de sexta-feira, até à madrugada de terça-feira.
Depois, em plena prova, que tinha mais de 700 participantes no total, a má informação sobre os horários em que tinha de competir deixou o flaviense fragilizado, mas nem por isso derrotado, alcançando um 7º lugar na sua categoria, para atletas -90 kg entre 40 e 44 anos.
“Tenho estabelecido alimentar-me de duas em duas horas e cheguei com antecedência ao local, mas devido aos atrasos acabei por estar cinco horas sem comer. As poses que tinha de fazer durante 15 segundos, aguentava apenas durante dois, pois não tinha energia. Mesmo assim, deu para ser sétimo, o que demonstra que o corpo tinha de estar em boa forma”, contou.
Perante a adversidade, João Silva confessa que foram todas as mensagens de apoio que recebeu que o alimentaram. “Naquele momento só pensei: sou português, sou flaviense e vou para palco nem que seja preciso sangue, suor e lágrimas. E houve isso tudo”, confessou.

Com a cabeça já no Mundial de
Acima de tudo, o flaviense trouxe da Roménia uma aprendizagem grande, que permite focar já os seus objetivos para o mundial do próximo ano.
“A minha cabeça está já no Campeonato do Mar Mediterrânio e no Mundial de. Já sei como funcionam as provas e quero estar presente para lutar por um pódio”, garantiu João Silva.
A praticar culturismo desde os 12 anos, e de regresso à competição desde 2009, para o transmontano, com 43 anos, “é a paixão pela modalidade” que o alimenta.
“Desde os 12 anos que faço isto e sinto que há algo que me leva a fazer, como se o destino estivesse traçado. Isto é um estilo de vida e fazer culturismo é algo que não consigo explicar, porque há algo que me leva a fazer”, atira.
Falar no mundial para João Silva é falar “de tudo”. “É a melhor prova que há, pois é onde estão presentes todos os atletas. Todos querem ganhar pois o triunfo dá acesso ao profissionalismo e a provas com prémios monetários”, explica.

Na Taça Carlos Rebolo dia 26
O culturista flaviense participa dia 26 de novembro na Taça Carlos Rebolo, a antiga Taça de Portugal de Culturismo, que se realiza em Lisboa, no Meo Arena.
Assim, após o mundial, os treinos não tiveram pausa e João Silva está já concentrado no próximo desafio. “É uma das provas mais importantes do nosso país. É uma prova extraordinária e que irá ser muito difícil”, explicou.

Diogo Caldas

loading...
Share.

Deixe Comentário