Diário Atual

A Fenazeites – Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores, associada da CONFAGRI, realiza esta sexta-feira, dia 12, um encontro com as Cooperativas Olivícolas em Trás-os-Montes para discutir o futuro da PAC pós 2020 e as suas implicações num setor que gera cerca de 30 milhões de euros/ano para a economia portuguesa.

O encontro, que conta com o apoio da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, terá lugar no Centro Cultura de Macedo de Cavaleiros, sito na Rua Eng. Moura Pegado, pelas 10h, e tem como objetivo identificar alguns dos problemas mais urgentes do setor olivícola e fazer um levantamento de propostas a apresentar ao Governo.

 Azeite de Trás-os-Montes DOP, um património a preservar

O azeite de Trás-os-Montes é um produto de origem portuguesa com Denominação de Origem Protegida (DOP) pela União Europeia desde 1996.

Representando 35% da produção nacional, o azeite de Trás-os-Montes tem um peso económico bastante significativo na região. A qualidade destes azeites é mundialmente reconhecida, as suas caraterísticas fazem dele um produto único, e os inúmeros prémios conquistados têm aumentado o seu prestígio, sobretudo no mercado internacional. Este produto pode contribuir para aumentar as exportações do país, desde que se consiga manter a dinâmica no setor e o empenho dos produtores.

 Programa do Encontro

O debate contará com a presença de vários profissionais relevantes para este setor e, em particular, neste tema: o presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, Luís Rodrigues; o secretário-geral da CONFAGRI, Francisco Silva; a secretária-geral da Fenazeites, Patrícia Falcão Duarte; a sub-diretora Geral da DGAV, Paula Cruz de Carvalho; o inspetor-chefe da ASAE, António Carlos Paulo Lima; o Prof. Dr. Arlindo Cunha, da Universidade Católica do Porto e ex-ministro da Agricultura e a jurista Ana Rosado da Fonseca. A sessão de encerramento será da responsabilidade do presidente da Fenazeites, Aníbal Martins.

10H00 – Sessão de Abertura

Sr. Luís Rodrigues – Presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros

Eng.º Francisco Silva – Secretário-Geral da CONFAGRI

 – Campanha 2017/2018- Evolução da Produção

   Nacional e Internacional

   Eng.ª Patrícia Falcão Duarte Secretária Geral da FENAZEITES

– Xilella Fastidiosa

  Eng.ª Paula Cruz de Carvalho – Sub-Directora Geral da DGAV

– Intervenção da ASAE nos lagares

  Dr. António Carlos Paula Lima – Inspetor-Chefe da ASAE

– PAC pós 2020 – Perspectivas para o Sector Olivícola

Prof. Dr. Arlindo Cunha – Universidade Católica do Porto e Ex-Ministro da    Agricultura

 Novo Código de Contratação Pública

Ana Rosado da Fonseca – Jurista

12H30 – Sessão de Encerramento

Sr. Aníbal Martins – Presidente da FENAZEITES

 

 

Share.

Deixe Comentário