A vila termal de Vidago inaugurou na terça-feira, dia 8, o Espaço do Cidadão. Este novo balcão de atendimento permite aproximar os cidadãos dos serviços administrativos centrais.

Localizado na sede da União de Juntas de Freguesia de Vidago, no Largo Miguel Carvalho, o novo espaço reúne serviços de diversas entidades públicas e pretende “facilitar a vida” aos vidaguenses e aos flavienses em geral que residem nas freguesias limítrofes.
“Queremos que as pessoas encontrem aqui uma ponte entre os serviços prestados, quer pelos serviços municipais mas também pela administração central”, permitindo desta forma responder às necessidades da população, sublinhou o presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz.
Através de um acompanhamento personalizado, no Espaço do Cidadão será possível, entre outros assuntos, marcar consultas médicas, tratar do Cartão Europeu de Saúde e do arrendamento jovem, bem como entregar recibos da ADSE, tratar de assuntos relacionados com a Caixa Geral de Aposentações e da Carta de Condução.
Para o presidente da União de Juntas de Freguesia de Vidago, Rui Branco, a abertura deste novo espaço era já uma ambição antiga do executivo da junta de freguesia, que quer cada vez mais aproximar os cidadãos dos serviços administrativos.
“Tudo que possa permitir aos cidadãos, de uma forma simples, estar junto dos serviços nós continuaremos a lutar por isso, porque queremos proporcionar cada vez mais melhores serviços”, destacou o dirigente.
De referir que Junta de Freguesia de Vidago é responsável pela gestão do Posto de Correios desde que o Governo decidiu encerrar no país várias lojas dos CTT.
A inauguração do Espaço de Cidadão foi abrilhantada com a atuação de dois alunos da Academia de Artes de Chaves.
O balcão de atendimento de Vidago contou com o apoio financeiro da Agência para a Modernização Administrativa em parceria com fundos comunitários do programa Portugal 2020 e vai criar um novo posto de trabalho.

Posto de Turismo de Vidago reaberto ao público

No mesmo dia, o Posto de Turismo de Vidago voltou a abrir as suas portas.
Com uma imagem mais moderna, o Posto de Turismo encontra-se na sede da Vidagus Termas, junto ao Balneário Pedagógico, na antiga Estação Ferroviária. Trata-se do principal ponto de promoção turístico da região, assim como do Porto e Norte de Portugal.
“O objetivo é promover o nosso destino, não só Vidago mas também toda a região do Alto Tâmega, focando-nos na divulgação das termas do concelho”, explicou Rui Branco.
A loja está concebida no âmbito da Eurocidade Chaves-Verin daí que seja também bastante fácil para os nossos vizinhos espanhóis encontrarem, na sua língua, toda a informação necessária para ficarem a conhecer a vila de Vidago.
O Posto de Turismo reúne igualmente um espaço de venda de produtos locais, onde se destacam o vinho, o azeite e o mel.
O espaço está aberto de terça a domingo de manhã.

Cátia Portela

 

loading...
Share.

Deixe Comentário