Foi na companhia de familiares e amigos que os utentes do Centro de Dia de Santo António de Monforte, em Chaves, assinalaram, no dia 22, a quadra natalícia. Música, presentes e várias surpresas não faltaram neste dia que proporcionou momentos de verdadeira alegria.O Natal é por excelência um momento de convívio e de alegria no Centro de Dia de Santo António de Monforte. Os preparativos para a Festa de Natal começam três semanas antes com a realização e a montagem da decoração natalícia imaginada e executada pelos utentes da instituição de solidariedade social, com o apoio das colaboradoras.
“Tudo tem de estar pronto no dia 1 de dezembro”, contou Silvi Canto, animadora sociocultural da instituição.
Esta é uma forma dos quase 30 seniores viverem o espírito natalício em pleno, de partilharem memórias, tradições e outras tantas coisas que vão sendo relembradas nesta época, como é o caso dos amigos e da família.
“Muitos dos nossos utentes já quase não têm família, ou têm a família longe, e este dia é dedicado a eles e à confraternização”, disse Luísa Espírito Santo, técnica administrativa do centro de dia.
A tarde de sexta-feira foi preenchida com vários momentos de “bailarico”, ao som do cantor Alberto Ferry, com a entrega de presentes, sendo brindada no final com um lanche convívio. Para condizer com o ambiente, foram também distribuídos gorros semelhantes aos do Pai Natal, uma forma “de envolver todas as pessoas no espírito natalício”.
“Eles gostam sobretudo de música, de coisas novas, temos inclusive um grupinho que gosta muito de dançar e cantar e adere bastante bem. Há outros que preferem outro tipo de atividades”, adiantou Silvi Canto.
Por isso mesmo, “ao longo do ano fazemos questão de realizar outras atividades que envolvem a restante população da aldeia, a família ou até mesmo outras instituições”, acrescentou.
A Festa de Natal contou com a presença do pároco da freguesia, César Mendes, amigos, familiares, colaboradores, membros da direção e da administração do Centro de Dia de Santo António de Monforte.

Cátia Portela

Share.

Deixe Comentário