No passado dia 2 de junho, sexta-feira, realizou-se em Chaves o I Seminário de Termalismo e Bem-Estar. O auditório Luís Coutinho foi o palco deste evento organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Chaves Termas & Spa, pela Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado e pela Câmara Municipal de Chaves.

A cidade de Chaves ganhou recentemente o prémio de melhor destino termal europeu e, por isso, não haveria melhor local para a realização de um evento no qual se discutiu sobre termalismo e bem-estar.

Os tópicos falados nesta iniciativa foram “O Termalismo – Uma abordagem holística”, por parte de Sara Santos, spa manager da Caldas da Felgueira – Termas & Spa; “Prevenir e Reabilitar em Termalismo”, por Cláudia Fernandes, fisioterapeuta da Chaves Termas & Spa; “Doenças Metabólicas e Termalismo”, por Filipe Ferreira, nutricionista na Chaves Termas & Spa; e “Bem-Estar Termal e Benefícios Psicológicos”, por Sílvia Ala, psicóloga na Escola Superior de Saúde do IPB.

Os temas abordados neste I Seminário de Termalismo e Bem-Estar foram divididos em dois painéis, tendo o primeiro como oradora a Dra. Cristina Moura, presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado, e o segundo a Dra. Helena Pimentel, Diretora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (ESSa-IPB).

Depois do almoço decorreu uma visita às Termas de Chaves, local onde os participantes puderam apreciar os sumos detox feitos no bar das Termas. O dia culminou com uma visita guiada às Termas Romanas de Chaves.

Maura Teixeira

Share.

Deixe Comentário