No passado dia 19 realizou-se o primeiro passeio de um conjunto de quatro que compõem o roteiro ecológico organizado pela “Associação Inspira! – Intervenção juvenil e ambiental”, uma associação flaviense que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para o desenvolvimento de “uma mentalidade crítica na forma como observam a natureza”.

Quem explica é Renato Gil, fundador e presidente da Inspira!, e é também quem coordena todos os projetos que a associação desenvolve.
O Renato, com 26 anos, esteve a trabalhar num centro juvenil e de educação ambiental na Finlândia e foi então que surgiu a ideia de criar esta associação: “A Inspira! surgiu da necessidade de haver entidades em Trás-os-Montes, em geral, e Chaves, em particular, que trabalhem com os jovens e/ou com o ambiente. Tentei recriar o que era lá feito [na Finlândia]e trazer algo de novo que estimulasse a nossa região”.
O destino deste primeiro passeio foram as lagoas do Tâmega, local representativo do poder de regeneração da natureza e onde habitam espécies de aves únicas em toda a Europa. O passeio, com cerca de 8 km, contou com 20 participantes, apoiados por cinco membros do staff da Inspira!, que se mostraram muito recetivos na realização dos desafios que faziam parte do programa deste passeio.
“Acima de tudo, tentamos ensinar-lhes [às pessoas] como tudo está interligado e como as ações quotidianas, não pessoais mas globais, criam cadeias de eventos que influenciam todo o ecossistema. O ponto principal é que aprendam a olhar para a natureza e perguntar-se o porquê de determinadas espécies estarem ali e a influência que isso tem no resto do habitat, na qualidade da água, etc”, explicou Renato Gil.
O segundo passeio realizou-se no passado sábado, dia 26, e o destino foi o Parque Botânico e Zoológico do Rebentão. O próximo decorre já amanhã, dia 2 de setembro, e o destino é o Açude do rio Tâmega. Os interessados ainda se poderão inscrever através do número 938 642 857 ou do e-mail inspirajuventude@gmail.com.

Maura Teixeira

Share.

Deixe Comentário