Diário Atual

O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA) apresentará, a partir do próximo dia 28 de outubro, uma nova e extensa exposição consagrada à obra do internacionalmente aclamado designer João Machado.

Comissariada por António Augusto Joel, a mostra estará patente no MACNA até ao dia 8 de abril do próximo ano.
A presente exposição exibirá vários desenhos originais, executados a tinta da china, que foram reproduzidos em diversas obras de literatura infantil durante a década de 1980, bem como desenhos de caráter satírico, iconoclasta e algumas importantes obras inéditas.
Estarão ainda patentes muitas das esculturas abstratas que João Machado executou, evidenciando a contemporaneidade da sua criação escultórica, uma plena sintonia com os movimentos artísticos internacionais e uma inegável interligação com a sua posterior produção cartazística.
Entre os mais de 150 cartazes expostos, poderá documentar-se a contribuição do artista para a definição de uma icónica e inequívoca identidade da Associação Industrial Portuense, ocorrida durante a década de 1980, a consolidação da imagem do Cinanima, ao longo de 40 anos, a ligação do autor a causas ecológicas e ambientais, e o gradual estabelecimento de uma consagrada carreira internacional.
Alguns dos motivos destes cartazes serviram ainda como leit-motiv para a criação experimental de peças tridimensionais, que procuram explorar as fronteiras entre a obra efémera, o cartaz e a escultura.
Nascido em Coimbra, no ano de 1942, João Machado licenciou-se em escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde veio também a ser professor de Desenho Gráfico.
Iniciando o seu percurso pela escultura, sem nunca esquecer o desenho, João Machado concebeu, na transição da década de 1960 para 1970, algumas esculturas abstratas, criando posteriormente diversos desenhos e ilustrações para inúmeros livros e publicações periódicas, algumas dezenas de selos postais e centenas de cartazes.
Autor exclusivo dos cartazes do Cinanima, Festival Internacional do Cinema de Animação, desde a sua criação em 1977, João Machado foi agraciado já com diversas altas distinções internacionais, como o ICOGRADA Excellence (1999).
Na área do design, recebeu ainda o Grande Prémio ASIAGO (2005, 2007, 2010, 2014), pelas suas criações na área da filatelia, e nas áreas de Design e Poster Annual, os galardões Platinum (2014, 2017), Gold (2007-2017) e Silver (2014, 2017) da GRAPHIS, instituição que já lhe havia concedido o grau de Design Master em 2014.

Redação/CM Chaves

Share.

Deixe Comentário