Considerando um projeto de reestruturação e requalificação das suas políticas no âmbito da cultura, pretende o Município de Chaves ampliar, diversificar e enriquecer o acervo do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA), visando alargar, consolidar e dinamizar a ação e oferta cultural, não só do MACNA e do município, mas também do território em que se insere.

Assim, é com a maior satisfação que o Município de Chaves anuncia a celebração de um protocolo para doação de obras da artista plástica Ema Berta ao MACNA, ato que configura o reconhecimento mútuo das qualidades arquitetónicas, institucionais e culturais do MACNA e da relevância da obra de Ema Berta no âmbito da pintura portuguesa do último quartel do século XX e início do século XXI.

Ema Berta, nascida em 1944, tem desenvolvido uma linguagem pictórica baseada em vigorosos e substanciais traços cromáticos, de onde sobressai a sua opção por um inquietante neofigurativismo de influência expressionista, integrando as suas obras diversas coleções institucionais e particulares, em Portugal e no estrangeiro.

A presente doação da pintora compreende mais de 20 óleos sobre tela, de médias e grandes dimensões, e um significativo conjunto de esboços.
Esta doação vem enriquecer o património cultural municipal e reafirmar o potencial papel congregador, e dinamizador, que o MACNA poderá vir a exercer no panorama museológico e artístico, nacional e internacional.
O Município de Chaves congratula-se com esta decisão da pintora, expressando o seu mais profundo reconhecimento e gratidão a Ema Berta.

Redação/CM Chaves

loading...
Share.

Deixe Comentário