A Escola Secundária Dr. Júlio Martins, em Chaves, acolhe até ao dia 16 de março a exposição “FotoGrafa! Vai à Escola”. A mostra pretende captar novos participantes para a próxima edição do concurso de fotografia.

Meia centena de fotografias decoram desde quinta-feira passada, dia 15, as paredes interiores da Escola Secundária Dr. Júlio Martins. A mostra é composta pelas fotografias premiadas nos três concursos organizados pela Chaves Intemporal, em parceria com o município de Chaves.

“Queremos captar novos concorrentes e dar a conhecer o raid FotoGrafa à juventude flaviense”, explicou António Alves Chaves, um dos responsáveis da Chaves Intemporal.
“A exposição desenvolve-se em dois espaços distintos: no hall de entrada temos as três fotografias vencedoras das três edições e no corredor temos todas as outras fotografias que foram premiadas nos concursos”, desde os segundos lugares até às menções honrosas, acrescentou o mesmo responsável.

Este ano, a organização decidiu alargar a idade de participação no concurso às faixas etárias mais jovens. Assim, no próximo mês de julho, data prevista para a realização da iniciativa, pessoas a partir dos 14 anos vão poder participar no raid, mostrar a sua criatividade fotográfica e o autor da melhor fotografia levará para casa o prémio “Jovem FotoGrafa”.
Presente na inauguração, o vice-presidente da Câmara de Chaves elogiou a qualidade da mostra fotográfica e o local escolhido para acolher a exposição.

“Estamos bastante satisfeitos com esta parceria (…) e esperemos que, na próxima edição do concurso, a juventude, e a criatividade que a carateriza, traga também fotografias excelentes”, sublinhou Francisco Melo.
Por seu lado, o diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins salientou o espírito pedagógico da iniciativa.
“Para nós é uma mais-valia pedagógica para que os nossos alunos se interessem e se disponibilizem para a arte da fotografia que, no meu ponto de vista, é muito interessante na formação dos nossos alunos”, referiu Joaquim Tomaz.

Para além da inauguração da exposição, durante a tarde os alunos do curso Multimédia, Imagem e Som assistiram a um workshop de fotografia.

A inauguração da exposição foi antecedida pela atuação de músicos da Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves.
Depois da Escola Secundária Dr. Júlio Martins, a organização tenciona levar a mostra às restantes secundárias da cidade.

Cátia Portela

loading...
Share.

Deixe Comentário