Diário Atual

Entre os dias 15 e 19 de maio, a Escola Profissional de Chaves (EPC) realizou a XIV edição da Semana Cultural e Tecnológica, um dos momentos mais aguardados pelos alunos da Escola.

Esta semana é organizada com o fim de promover a Escola Profissional de Chaves junto da comunidade escolar e demais visitantes, divulgar os cursos em funcionamento e a sua dinâmica, contribuir para o enriquecimento pessoal e profissional dos alunos e promover atividades lúdicas e de convívio entre os alunos.
Foram várias as atividades realizadas ao longo de toda a semana na EPC e que envolveram alunos de todos os cursos. Segunda, quarta e sexta decorreu um showcooking de crepes e waffles desenvolvido pelos alunos do curso de Restauração/Restaurante-Pastelaria. A área das ciências não foi esquecida, com a realização da atividade “Ciência Divertida” pelos alunos dos cursos de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Termalismo e Mecatrónica, com a colaboração das professoras de física e química e de biologia. Nesta iniciativa, houve ainda lugar para o desporto, com a realização de uma prova de Orientação, pelos professores de educação física, e com a final do Torneio de Futsal, organizado pela Associação de Estudantes. Do programa da semana fizeram ainda parte uma limpeza exterior do recinto escolar, um concurso de leitura, Mecatrónica em Ação, Atividades de Receção, Cubo Mágico e Restaurante Divertido.

Durante toda a semana decorreu o atelier terapêutico “O bem-estar termal na EPC”, organizado pelo curso técnico de Termalismo, assim como as InforMolduras que ficaram a cargo dos alunos dos cursos de Informática de Gestão e de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Na sexta-feira, último dia da Semana Cultural e Tecnológica, realizou-se uma atividade denominada “Restaurante Dinâmico”, no qual foi feita uma espécie de simulação daquilo que seria o pequeno-almoço num hotel, e um almoço num restaurante. Alexandra Santos, aluna do curso de Restauração/Restaurante-Bar, foi a responsável pela realização do pequeno-almoço. Alexandra explicou qual a base para um bom pequeno-almoço: “É preciso ter proteínas e hidratos de carbono. Aqui temos cereais, iogurtes, charcutaria, como o queijo e o fiambre, pastelaria variada, ovos mexidos simples e ovos mexidos com salsichas”. Alguns alunos do curso de Restauração/Restaurante-Bar fizeram-se passar por clientes do hotel e degustaram o pequeno-almoço.

“O grande objetivo é que eles sintam orgulho no que fazem e que mostrem aos colegas e também a alguns convidados que vêm de fora aquilo que sabem fazer”, explicou António Silva, diretor pedagógico da EPC. Não foram só os alunos da Escola Profissional que puderam apreciar o trabalho dos colegas. Alunos do primeiro e segundo ciclos visitaram a Escola durante a semana temática.

Não são só os finalistas que participam na Semana Cultural e Tecnológica. “Temos cursos com primeiro, segundo e terceiro anos, outros cursos só com o terceiro, outros só com o segundo. Dentro do que eles sabem fazer em cada ano, mostraram aqui nesta semana que os trabalhos. Desde esta parte da hotelaria, que é uma área forte da Escola, como este exemplo do serviço de pequenos-almoços, a preparação de crepes, o serviço de cocktails, a parte informática com a apresentação também de trabalhos, de fotografias, educação física com uma prova de orientação. A própria Associação de Estudantes, com uma limpeza seletiva no exterior, também foi bastante interessante. Eletrónica, mecatrónica com exposições de trabalhos feitos pelos alunos. Toda a escola esteve envolvida nesta semana para mostrar aquilo que sabem fazer”, sublinhou o diretor pedagógico.

António Silva rematou fazendo um balanço muito positivo desta 14ª edição: “É uma semana diferente, onde eles estão se calhar menos tempo nas salas de aula e mais tempo fora delas em atividades que eles gostam. E, por isso, é sempre uma semana esperada e desejada para que todos possam mostrar o que sabem fazer”.

Maura Teixeira

Share.

Deixe Comentário