No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, promovidas anualmente pelo Município, em parceria com diversas entidades de saúde locais, tiveram lugar diversas atividades lúdico-pedagógicas em Chaves, nos dias 30 e 31 de março, iniciativas de promoção do bem-estar e saúde mental em geral, dirigidas aos alunos do concelho.

Embora a efeméride se comemore a 7 de abril, devido às férias escolares as entidades organizadoras anteciparam as comemorações. Este ano sob a temática da depressão, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o lema “Let´s Talk” (vamos conversar), as iniciativas pretenderam alertar a sociedade para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade e promover hábitos de vida saudáveis. A nível local as entidades intervenientes na educação, saúde e alimentação e dos alunos do concelho alertaram a comunidade educativa para a promoção de uma alimentação equilibrada, possibilidade de mudança de comportamento e adoção de estilo de vida mais saudável, bem como para a compreensão do risco das dietas hipercalóricas – fast food e do sedentarismo.

Numa envolvência e participação sem precedentes, com mais de uma centena de colaboradores, o conjunto de eventos organizados – Feira Franca de Produtos Saudáveis, “Hospital dos Pequeninos”, Jogos Didáticos de Motricidade Infantil e o Teatro Pedagógico “Véspera de Exame na Escola do Coração”, durante dois dias, complementaram-se e atingiram os objetivos pretendidos. Em todas estas atividades, a representação incutiu valores de solidariedade e entreajuda, a inclusão da diferença, a autoestima e emoções onde a arte de bem comer, a mudança de comportamento e adoção de estilos de vida mais saudáveis são indispensáveis ao quotidiano dos mais novos para bem crescer e bem viver.

Também com imaginação e proatividade, com a colaboração de duas instituições bancárias e lares da terceira idade do meio rural, os alunos aprenderam a quantificar o valor do dinheiro e taxas de juro, o custo dos produtos locais e o convívio intergeracional.

Share.

Deixe Comentário