“O Regresso” é um filme que conta a história do retorno de um homem da Guerra do Ultramar à vida na metrópole. A cidade flaviense foi o cenário escolhido para a realização deste filme.

3Este filme é o projeto final de um grupo de estudantes de mestrado da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Na altura da Guerra do Ultramar muitos flavienses foram mobilizados para a mesma, daí a escolha da cidade de Chaves como cenário para a rodagem da película. Para além disso, Chaves “representa uma qualquer cidade, pois foram muitas as cidades do nosso país que sofreram os dramas do regresso de um soldado do Ultramar, que vinha com os seus problemas e a dificuldade de reintegração na vida, digamos, normal”, tal como narra a história deste filme, segundo explica o realizador Pedro Branco.

Todas as cenas de “O Regresso” foram filmadas na cidade flaviense, num total de dez dias. Pedro Branco mostrou-se bastante satisfeito com o trabalho desenvolvido por toda a equipa e também com as pessoas da cidade: “Esta foi mais uma das questões que nos levou a escolher esta cidade. Chaves sempre se mostrou disponível para nos ajudar e isso é muito importante. Isto é um projeto escolar, é uma tentativa de fazer um filme com uma produção limitada, portanto, toda a ajuda, quer das instituições, como da própria população, que tem colaborado connosco, tem sido essencial. Temos muito a agradecer”.

Maura Teixeira

Share.

Deixe Comentário