Como forma de assinalar o Dia Mundial da Fotografia, a Chaves Intemporal, em parceria com o município, inaugurou no dia 18 de agosto uma exposição que inclui as melhores fotografias das três edições do raid Fotografa! que decorreram na cidade flaviense. A mostra pode ser visitada até 29 de setembro no Museu da Região Flaviense.

Ao todo são quase 50 fotografias que retratam o património flaviense, as suas paisagens, assim como as suas gentes.
“Fazia todo o sentido expor todas estas fotografias uma vez que o Fotografa! sempre pretendeu divulgar a região e esta forma de estética, que é a fotografia, e que foi expressa e plasmada por todos os concorrentes de forma brilhante”, referiu Jorge Melo.

Para além das imagens, a cores e a preto e branco, na sala de exposições encontram-se também algumas máquinas fotográficas que podem ser apreciadas pelos visitantes. São verdadeiras preciosidades que mostram a evolução da arte fotográfica. Há, inclusive, modelos do século passado, como a Nikon F e a Nikon F3, que eram utilizadas pelos fotojornalistas em grerras.

As fotografias que se encontram em exposição farão ainda parte de um livro que será publicado no início do próximo mês, dia 9 de setembro. As imagens serão acompanhadas de alguns textos da autoria do júri.
De acordo com a organização, de ano para ano o número de participantes no concurso Fotografa! Raid Fotográfico da Cidade de Chaves tem vindo a aumentar, nomeadamente tem havido um interesse acrescido por parte dos fotógrafos de outras zonas do país e da vizinha Espanha – Braga, Maia, Lisboa e Galiza.

“A nível de números estamos a falar de cerca de 40 participantes na primeira edição, cerca de 50 na segunda e mais de 70 fotógrafos na última edição, ou seja, em geral o concurso tem conseguido despertar um interesse cada vez maior não só entre os flavienses mas também entre os fotógrafos fora da cidade”, sublinhou António Chaves.
Dinis Ponteira, António Chaves, Jorge Melo e António Lousada, da Chaves Intemporal, são os principais impulsionadores deste projeto, em colaboração com o município de Chaves, que prometem continuar a divulgar a região bem como a arte da fotografia.

A inauguração da Exposição Fotografa! contou com a presença do presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira, da deputada Manuela Tender e de cerca de três dezenas de convidados. A mostra está patente na Sala de Exposições do Museu da Região Flaviense até ao fim do mês de setembro.

Cátia Portela

Share.

Deixe Comentário