O Auditório da Escola Secundária Dr. António Granjo, em Chaves, foi o ponto de encontro dos alunos do secundário e do escritor Domingos Amaral, que, na fria manhã de 17 de janeiro, aqueceram o ambiente com a conversa entusiasmante que ali decorreu.

Num discurso familiar, Domingos Amaral partilhou com os jovens o seu processo de escrita, realçando a contextualização da época em que as histórias se desenrolam e a construção das personagens, destacando a sua importância no desenrolar do enredo.

Na preparação deste encontro, a monitora da Biblioteca Escolar, Joana Gomes, aluna do 10.ºC, dinamizou a atividade “Leituras Partilhadas”, apresentando a obra Quando Lisboa Tremeu a todos os alunos envolvidos nesta ação, e os alunos dos 11.ºD e 12.ºD, a partir das sinopses das obras do autor, fizeram trabalhos de ilustração e Book Trailers, que deram o mote para o início das três sessões com Domingos Amaral.

Este encontro, promovido pela Biblioteca Escolar, em parceria com a editora ASA, em colaboração com os professores de Português e História e em articulação com as disciplinas de Desenho A e Oficina Multimédia (turmas de Artes dos 11.º e do 12.º anos), foi uma oportunidade para os alunos conhecerem o universo literário do autor, percorrendo alguns episódios da História de Portugal, como a saga de D. Afonso Henriques contra sua mãe ou o Terramoto de Lisboa.

A Equipa da Biblioteca Escolar

Share.

Deixe Comentário