Diário Atual

Um cheque no valor de quatro mil e cem euros foi entregue, na passada terça-feira, dia 22, pelo Centro Social Paroquial de Chaves à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública, resultado de um evento de cariz solidário” Maias floridas,desfile em flor”, organizado durante o passado fim de semana.

Com o flagelo dos incêndios durante o verão, no início do ano letivo esse era um dos assuntos mais falados pelos meninos do Centro Social Paroquial de Chaves.
Deste modo, e para consciencializar os mais pequenos para a importância das árvores, quer na produção de oxigénio, quer na sombra que nos proporcionam, quer também na importância que têm para outros ecossistemas, os responsáveis da instituição resolveram desenvolver uma atividade relacionada com a natureza.
Numa fase inicial, os meninos recolheram algumas bolotas de carvalhos das ruas da cidade de Chaves para posteriormente serem plantadas e foram acompanhadas durante a fase de hibernação da semente. Uma vez que muitas famílias residem em apartamentos, não lhes sendo por isso possível ter um carvalho em casa, decidiram plantar também ervas aromáticas, e algumas flores, como amores-perfeitos, entre outros.
Os carvalhos, as ervas aromáticas e as flores foram cuidadas ao longo dos últimos meses pelos meninos do Centro Social Paroquial de Chaves que, no passado fim de semana, os mostraram à comunidade num evento.
“Maias Floridas… Desfile em Flor” foi o nome dado a esta iniciativa de cariz social, que contou com muita animação, muita música e um desfile com as carretas engalanadas com as flores, que partiu da Rua do Olival, passando pela Rua de Santo António, pelo Largo do Anjo, pela Rua Direita e culminou na Praça de Camões, tornando as ruas da cidade de Chaves mais floridas e alegres.
“Os meninos estavam lindíssimos, foram um orgulho nas suas coreografias. E vimos, sobretudo, gente muito feliz. Isto deu-nos uma satisfação muito grande porque conseguimos atingir os objetivos educativos e conseguimos atingir os objetivos de tornar uma comunidade mais alegre e tornar uma cidade mais festiva”, referiu a Irmã Elisabeth Veiga, diretora técnica pedagógica do Centro Social Paroquial de Chaves.
Com a venda das plantas e das flores, e também de bolos confecionados por 90 mães, conseguiu-se angariar mais de quatro mil euros, valor que teve como destino os Bombeiros Voluntários de Salvação Pública de Chaves (BVSP).
Na passada terça-feira, dia 22, a Irmã Elisabeth Veiga deslocou-se até ao quartel dos BVSP para entregar o cheque nas mãos do presidente da direção desta corporação, Alcino Rodrigues, e demonstrou a sua alegria por poder entregar este cheque aos bombeiros: “É muita felicidade. Em primeiro lugar porque conseguimos atingir os objetivos a que nos propusemos. E, segundo, porque conseguimos incutir sempre nos nossos projetos a componente humana, que é muito importante também”. O presidente dos BVSP não conteve a emoção: “Neste momento não tenho palavras de agradecimento. E tenho de reconhecer que esta obra altruísta, realizada com o fim de atribuir uma dádiva aos Bombeiros de Salvação Pública de Chaves, engrandece-me de tal ordem e também à Associação. Esta manifestação é de tal maneira honrosa que jamais esquecerei na minha vida como presidente desta Associação”. Alcino Rodrigues destacou ainda que os BVSP estarão sempre disponíveis para tudo o que o Centro Social Paroquial de Chaves necessitar.
Como forma de agradecimento pelo gesto solidário, Alcino Rodrigues e José Silva, comandante dos BVSP, entregaram ao Centro Social Paroquial de Chaves três medalhas – ouro, prata e bronze – da autoria do mestre Nadir Afonso, alusivas à comemoração dos 75 anos daquela corporação.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário