Veículo amigo do ambiente começou ontem a limpar a ciclovia de 7 quilómetros que envolve o rio Tâmega. Lixo e equipamentos danificados são os alvos da brigada de limpeza que vai actuar diariamente.

Não polui o ambiente, não gasta combustível, tem dois lugares e vai ajudar a manter o parque junto ao rio Tâmega limpo. Trata-se de um novo carro eléctrico adquirido pela Câmara Municipal de Chaves que começou ontem a circular na pista de ciclovia do espaço Polis. Tal como muitas cidades do país, também a Câmara de Chaves aproveitou a Semana Europeia da Mobilidade para anunciar novidades a nível ambiental.
“Todas as manhãs, por volta das 6 horas, haverá uma equipa de dois elementos que fará o circuito de manutenção com o objectivo de verificar equipamentos danificados, de recolher papeleiras e outras situações menos agradáveis de forma a que quando a população decida usufruir do espaço, possa encontrá-lo em perfeitas condições de utilização”, explicou Carlos Penas, vereador da Câmara de Chaves. O carro eléctrico custou 3 mil euros à autarquia flaviense, mas Carlos Penas considera que “é um veículo relativamente barato dadas as suas funções e o efeito que produz”.
A ideia de comprar o veículo amigo do ambiente nasceu da necessidade de corrigir problemas verificados no parque, como caixotes de lixo danificados e resíduos em locais onde não deviam ser colocados. “Infelizmente, temos tido graves problemas de vandalismo e juntámos estas duas ideias: a manutenção, que é imperativa, e a aquisição de um veículo ecológico, que é amigo do ambiente”, justificou o vereador. Isto porque “para fazer uma manutenção eficaz, precisaríamos de carrinhas, mas esse sinal não é positivo”, uma vez que numa pista de ciclovia não podem entrar veículos motorizados, notou Carlos Penas.
De acordo com a autarquia, os custos da energia eléctrica gasta para recarregar o veículo corresponde a cerca de um terço do valor gasto com combustível fóssil nos outros veículos. Sem ruídos nem emissões de dióxido de carbono, a nova aquisição verde da autarquia flaviense vai preservar a qualidade do ar e a limpeza junto ao rio Tâmega.
Sandra Pereira
loading...
Share.

Comentarios fechados.